Londres: patrocinadores da Olimpíada estão em crise com ativistas

Enquanto esportistas comemoram a proximidade dos Jogos Olímpicos de Londres, as empresas que ajudaram a construir o evento sofrem pressão por parte da sociedade. Patrocinadores como Coca-Cola, McDonald's, BP, Dow Chemical e Rio Tinto estão na mira de ativistas que são contra sua aparição por lá.

A justificativa é que alimentos do tipo fast-food (Coca e McDonald's, por exemplo) não deveriam ser associados a acontecimentos esportivos porque incentivariam o ganho de peso, principalmente entre as crianças.

Outra vertente acredita que empresas envolvidas em grandes acidentes ambientais deveriam ser distanciadas da Olimpíada. Foi lançada até uma campanha, a Greenwash Gold 2012, que ataca essas companhias.

De acordo com a BBC, uma pesquisa recente revelou que, na Grã-Bretanha, muitos pais apoiariam a proibição total da publicidade de alimentos pouco saudáveis antes das 21h. Ao mesmo levantamento, os adultos disseram que se sentem obrigados a comprar essas comidas aos filhos por conta das propagandas.

"Milhões de pessoas farão a correlação entre essas marcas e os atletas vitoriosos. As companhias não gastariam todo esse dinheiro em publicidade se não soubessem que isso não elevaria suas vendas", justifica professor Terence Stephenson, porta-voz da AoMRC (Academy of Medical Royal Colleges).

Fonte: Redação Adnews