FDIM homenageia trabalhador em nota pública

A Federação Democrática Internacional das Mulheres (FDIM) emitiu uma nota por ocasião do Dia Internacional do Trabalhador, comemorado na terça-feira (1º) . O Vermelho reproduz a íntegra abaixo.

Nota da FDIM em homenagem as trabalhadoras e trabalhadores do mundo

Nesse Primeiro de Maio a FDIM se soma mais uma vez à FSM, às Centrais e Sindicatos de trabalhadores de todas as categorias em mais um dia de luta, manifestações e mobilizações.

Companheiras, o 1 de Maio acontece numa conjuntura internacional de lutas e resistência das trabalhadoras e trabalhadores contra a nefasta política imperialista e neoliberal e seus efeitos sobre as mulheres. Nas ruas e praças lutamos de todas as formas, com combatividade e determinação, contra a grave crise econômica dos centros financeiros imperialistas, EUA, Europa e Japão.

O imperialismo, que já não consegue extrair seus lucros extraordinários em seus próprios países, quebrados e em recessão, exportam a crise para outros países, para que todos paguem por uma crise que não criamos.

Na Europa as trabalhadoras e trabalhadores não se submetem e tampouco se curvam com essa exportação da crise dos centros imperialistas e diariamente, em seus países, através de suas centrais sindicais, e participação ativa das mulheres, realizam grandes mobilizações contra a flexibilização e diminuição dos direitos adquiridos.

Os indices enormes de desemprego entre as mulheres, que só na Grécia já alcançam 17% dos desempregados, o salário 30% menor para as mulheres, para o mesmo trabalho realizado, a desatenção à maternidade e a gestação, crescem de forma assustadora nessa crise e devemos combater essa situação com garra, unidade e determinação.

Vamos fortalecer nossa união, das entidades filiadas e amigas da FDIM, à FSM, fundamental para o enfrentamento e combate dessa grave crise. Vamos juntas com a FSM realizar grandes mobilizações, nas ruas e praças de nossos países, nesse 1º de Maio.

Ao mesmo tempo em que sucumbe sob a grave crise econômica o imperialismo se torna mais agressivo, violento e sanguinário, buscando dessa forma paralisar as reações de todos aqueles que ao redor do mundo não aceitam pagar por sua crise que querem nos exportar.

Intensificam provocações, agressões, chantagens e guerras contra a Síria, Irã e a Coréia, países que não se curvam a sua política, não se intimidam com suas agressões e pressões e seguem de forma soberana sendo uma referencia no mundo todo para os países antiimperialistas. Os EUA nesse momento de forma sistemática, busca usar sua influencia para isolar, provocar guerras e bloquear economicamente esses países.

Para o imperialismo submeter essas nações soberanas, é decisivo. Mas a ofensiva combativa e decisiva desses povos e nações tem sido importantíssima. Combater as agressões, os estupros de mulheres na ocupação, o assassinatos sanguinários dos homens na frente de suas mulheres e filhos, é tarefa urgente e imperiosa. Aumenta a solidariedade internacional, a sistemática denuncia e combate a essas iniciativas imperialistas.

Queremos parabenizar a enorme luta de nossas companheiras nesses países atacados e invadidos, que ao lado dos trabalhadores, lutam de forma incansável atuando para impedir as ações de seus governos de precarização do trabalho e dos direitos e agem para construir economias sólidas onde as mulheres tenham acesso ao emprego,a educação, saúde, para que sejam livres e emancipadas. A defesa de sua Pátria nesse momento da agressão imperialista é a razão maior de suas lutas.

Viva o 1º de Maio!
Viva as Trabalhadoras e Trabalhadores!
Viva a FDIM!

FDIM – Federação Democrática Internacional das Mulheres