Torcedores e pilotos lembram Ayrton Senna no Twitter

Há 18 anos, Ayrton Senna morreu na sétima volta do Grande Prêmio de San Marino, no autódromo de Ímola, Itália, a 300 quilômetros por hora, passa direto pela curva Tamburello e bate no muro de concreto. A imagem ficou gravada na memória dos brasileiros, que hoje homenagearam o ídolo no Twitter. Em São Paulo, exposição lembra trajetória do piloto.

divulgação

Clubes importantes lembraram suas vitórias e sua importância para o esporte brasileiro. "No peito do piloto corajoso, batia um coração corinthiano. Nas arquibancadas você sempre será lembrado!", declarou a Gaviões da Fiel. O piloto chegou a correr com a camisa do time por baixo do macacão.

Leia também:
Exposição interativa conta trajetória de Ayrton Senna

Frases ditas pelo campeão foram reproduzidas pelos internautas: "Se você quer ser bem-sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si."   

Pilotos e ex-pilotos também usaram o serviço de microblogs Twitter para homenagear o tricampeão de F1. Felipe Massa, da Ferrari, lembrou a data, dizendo que a mesma marcava "18 anos da morte do nosso maior ídolo". Já Bruno Senna – sobrinho de Ayrton e que pilota para a Williams, equipe da qual o tricampeão fazia parte em 1994 – disse que o tricampeão continuava inspirando-o a cada momento.

Já o bicampeão da F1 e campeão da Indy Emerson Fittipaldi disse que Senna é um "ídolo para sempre" – expressão usada também por Tony Kanaan.

O piloto inglês Martin Brundle, que foi rival do brasileiro na Fórmula 3, não só homenageou Senna como também colocou em sua conta uma foto dos dois na Inglaterra, na época em que disputavam o título da categoria.

Os ex-pilotos de F1 Alexander Wurz e Nick Heidfeld também fizeram suas homenagens ao piloto – enquanto o austríaco perguntou "como podemos esquecer esse fim de semana", referindo-se não só à morte de Senna, mas também à do compatriota Roland Ratzenberger, no dia anterior. O alemão disse o brasileiro foi "uma inspiração para muitos, e uma pessoa que gostaria de ter conhecido pessoalmente".

A equipe McLaren, onde Senna conquistou seus títulos na F1, postou em sua conta no Twitter um vídeo com Senna testando um carro esportivo no circuito de Suzuka, no Japão – justamente onde o brasileiro sagrou-se campeão em 1988, 1990 e 1991, além de conquistar o vice em 1989.

Durante o dia, a hastag Ayrton Senna ficou entre os três primeiros lugares no trend top do Twitter.

Reveja a imagem emocionante da vitória no autódromo de Interlagos, em 1993, que o colocou em primeiro lugar no campeonato de F1:

Da Redação com Folhaonline