Flávio Dino fala aos deputados sobre planos da Embratur para 2012

A Comissão de Turismo da Câmara vai ouvir na quarta-feira (2) o presidente da Embratur, Flávio Dino, sobre os planos e programas do órgão para 2012. O debate foi proposto pelo deputado Valadares Filho (PSB-SE). Os preparativos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 devem estar entre os temas que serão discutidos pelos deputados.

A Embratur registra um bom momento do turismo no país. De 2003 a 2011, houve um crescimento de 30% na entrada de turistas estrangeiros e 173% de aumento no gasto destes visitantes.

No final do ano passado, Flávio Dino já adiantara que este ano, a Embratur iria focar suas ações em 17 mercados, os 15 principais emissores (Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Holanda, Portugal, Bolívia), além de Canadá e México. E que o Brasil participaria em 23 feiras de turismo no exterior.

Outra novidade para 2012 da Embratur será o lançamento da nova campanha publicitária, no encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Londres. A campanha terá o Brasil como protagonista mundial e a cultura como diferenciador.

Instalação de EBTs

Segundo o presidente da Embratur o edital de licitação para a instalação de 13 Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) ainda será lançado este ano. Serão três nos Estados Unidos, dois na América do Sul, um na Ásia, e os demais nos principais mercados emissores de turistas europeus.

Os EBTs funcionam como unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Dino explicou que, por meio da Embratur, as atividades dos EBTs são focadas na parceria e no relacionamento com os principais agentes econômicos responsáveis pela emissão de turistas em cada país.

Além de Flávio Dino, também foi convidado para a audiência na Câmara o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Domingos Leonelli.

De Brasília
Com agências