Caravana UNE+10 é passaporte para conhecer estudante, diz UEE-SP

Já dizia a teoria aristotélica que “tudo o que se move é movido por alguma coisa”. Assim, desde o dia 29 de março, a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) está na estrada buscando aquilo que a movimenta: a luta pelos objetivos e anseios dos estudantes paulistas. O presidente da UEE-SP, Alexandre Silva, faz um breve balanço dessa primeira metade da jornada e aponta as conquistas do Circuito UniverCidade até o momento.


Foto: Site da UNE

Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Campinas, Sorocaba, São Carlos e Ribeirão Preto foram as cidades onde a caravana já passou, realizando atividades e convidando milhares de estudantes a transformarem a realidade. As próximas paradas serão em São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, Piracicaba e São Paulo.

O combustível deste pessoal tem sido a vontade de desbravar cada canto do Estado, debatendo as questões locais sob à visão da juventude e transformando a entidade maior dos estudantes de São Paulo do tamanho que ela deve ser.

Site da UNE: Chegamos na metade do percurso. Como você avalia o trajeto construído pelo Circuito UniverCidade?
Alexandre Silva: Atingir o meio do nosso caminho é marcar a metade da realização do nosso sonho de alcançar milhares de estudantes com a caravana. O Circuito UniverCidade tem superado a expectativa do movimento estudantil e também da UEE-SP, que é a grande articuladora do movimento no Estado. Conhecer a realidade de cada local é a melhor maneira de estar perto efetivamente de cada estudante.

Site da UNE: A caravana da UEE-SP tem visitado universidades públicas e particulares de diversas regiões do Estado. Como tem sido o contato com as diferentes questões locais?
Alexandre Silva: Cada lugar que visitamos possui algo que deve ser discutido. Levantar os desafios que permeiam a vida destes jovens estudantes e ir de encontro às soluções tem sido o nosso objetivo. Cada debate que propomos é uma agenda importante dentro das universidades para pautar o que os estudantes querem daqui para frente. Em um ano em que o calendário nacional será tomado pelas eleições municipais, achamos interessante fazer uma caravana não para decidir qual seria o posicionamento da entidade sobre o candidato A ou B ou sobre qual seria o arco de alianças que a UEE definiria como o mais adequado. Ao contrário, fomos buscar a ajuda de professores, intelectuais e técnicos para discutir os problemas das cidades e auxiliar no pensamento crítico estudantil.

Site da UNE: Qual reflexão você faz sobre as cidades já visitadas? Qual será o legado deixado para cada uma das regiões?
Alexandre Silva: Em Campinas nós fizemos um bom debate sobre a questão das novas mídias e tecnologias, trouxemos para a discussão uma boa experiência de políticas públicas com o projeto Piraí Digital. Na abertura do Circuito em Santos debatemos a segurança pública reunindo pessoas capacitadas e com influência nesta área para elucidar mais os sistemas e nortear o posicionamento dos estudantes. Ou seja, queremos fortalecer este laço, deixando em cada centro e diretório acadêmico esta articulação entre o movimento estudantil e a universidade. Tudo isto está casado com um propósito bem amplo, tendo em foco o questionamento sobre qual sociedade, qual Brasil, qual é o Estado em que a juventude e os estudantes querem viver.

Site da UNE: Como você define esta iniciativa da entidade?
Alexandre Silva: Sonho, loucura, abnegação e transformação. Construir a caravana é uma ousadia e um passaporte para conhecer realidades diferentes e contemplar a diversidade cultural do nosso povo.

Site da UNE: Qual mensagem você deixa para os estudantes que estão acompanhando e participando do Circuito UniverCidade?
Alexandre Silva: A UEE-SP se sente honrada em prestar este serviço à sociedade. Transformar a juventude é se unir a ela, é reconhecer as várias caras, as tendências de pensamento e levar a cabo este espírito jovem da pluralidade, da diversidade e do engajamento. Estamos juntos!

Fonte: Site da UNE