2ª Conferência do PCdoB/RJ pela Emancipação da Mulher

A Conferência da Cidade do Rio de Janeiro será realizada no próximo dia 3 de maio, quinta feira, às 17 horas na sede do Sindicato dos Metroviários e contará com a presença das delegadas e delegados que participaram dos debates das teses realizadas nas bases e distritais movimentando centenas de militantes e dirigentes em pouco mais de 40 dias.

C. Mulheres

Estarão presentes prestigiando o evento a Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ); a Deputada Estadual Enfermeira Rejane (PCdoB/RJ); o Vereador Roberto Monteiro (PCdoB/RJ), dirigentes nacionais, estaduaise municipais; além de outros convidados que participarão do debate das teses contribuindo para a formação da militância.

Nos marcos da comemoração dos 90 anos do PCdoB, dos 80 anos do voto feminino, 40 anos da Guerrilha do Araguaia, da eleição da primeira mulher presidenta surge a Conferência com a compreensão de que apesar dos avanços dos últimos 50 anos ainda há muito que lutar para o fim da opressão e emancipação da mulher.

As teses apresentadas para debate estão divididas em 3 partes : 1- Qual Emancipação Queremos? Que faz uma análise teórica sob a ótica marxista-leninista no entendimento de que a emancipação da mulher é estratégica e requer mudança estrutural não tendo espaço no sistema capitalista em que os avanços se dão em condições de desigualdade; portanto a opressão de gênero, racial e de classe é sistêmica e está atrelada ao entendimento de que a emancipação se dará quando toda a sociedade for democraticamente justa e igualitária.; 2- As brasileiras na atualidade . Avalia a conjuntura atual nacional e internacional, a crise econômica e sua repercussão para as mulheres e a sociedade .; os avanços do governo Lula e Dilma ; as conquistas encabeçadas pelo movimento feminista .

E finalmente a terceira parte das teses nos remete ao debate interno do partido como desafio de se incorporar na luta pela emancipação como tarefa de todo o coletivo partidário, homens e mulheres, buscando a mudança do comportamento machista reproduzido culturalmente que trata com desigualdade as mulheres e neste sentido, aprofunda o debate de manter as ações afirmativas conquistas e implementá-las.

Helena Piragibe

Secretaria Municipal da Mulher Da Cidade do Rio de Janeiro