Mulher: Conferência mobiliza 2 mil e debate emancipação

Violência contra a mulher, machismo, cerceamento da participação de mulheres nas instâncias de poder e aborto e ocupação de espaço no parlamento foram alguns dos temas debatidos durante a realização da etapa estadual da 2ª Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher do PCdoB. Realizado neste domingo (29), o encontro teve participação de 314 delegados, sendo 192 da capital e 122 do interior.

Conferência Mulher AM

A secretária Nacional de Mulheres do PCdoB, Liége Rocha, destacou que a emancipação da mulher na sociedade é um tema complexo porque mexe com o âmago das pessoas. “Envolve mudança de cultura e comportamento”, disse, ressaltando que o PCdoB é o único partido que realiza debate sobre o assunto.

Sobre o aborto, Liege fez referência a uma pesquisa realizada pelo partido que aponta que a religião interfere no assunto. “Mas isso é uma questão de saúde. Muitas mulheres pobres morrem por não terem atendimento adequado”, declarou. Para ela, o Governo Federal não pode estabelecer leis levando em conta a questão religiosa. “O Estado é de todos e precisa atender a todos”, disse, referindo-se aos católicos, evangélicos, ateus, etc.

A secretária estadual de Mulheres do PCdoB, Vanja Santos, ressaltou o papel das conferências municipais, que mobilizaram mais de 2 mil pessoas nos debates sobre o assunto. “Superamos nossa meta que era de 1.650 reunidos. Isso significa que tanto homens quanto mulheres têm interesse no tema”, afirmou. Vanja fez uma homenagem a algumas mulheres do partido, entre elas Djanira Gualberto e Dora Brasil. Djanira é uma das militantes mais antigas e atuantes do PCdoB e Dora afastou-se por um período da militância comunista e retornou no ano passado.

Outras mulheres foram homenageadas durante a conferência: Andréia Costa e Conceição Varela, que faleceram em janeiro e março, respectivamente, e atuavam na frente de mulheres. A homenagem foi feita pela presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Isis Tavares.

Mulher no parlamento
Membro do Fórum Nacional Permanente sobre a Emancipação da Mulher, a vereadora de Manaus Lúcia Antony fez um chamado para os presentes. “Precisamos garantir a eleição de mulheres para todas as Câmaras Municipais do Amazonas”, disse.

No Amazonas, o PCdoB é o maior partido em número de filiados, com 22 mil membros. Possui uma senadora, seis vereadoras, oito secretárias municipais e estaduais. É presidido por mulheres em 11 cidades e em três tem vices-presidentas. Em sua direção estadual, dos 63 membros, 21 são mulheres.

Números da Conferência
O processo de conferência no Amazonas contou com a participação de 21 cidades. Mobilizou mais de 2 mil pessoas na capital e interior. Elegeu 29 delegados – seis natos e 23 da base – para a conferência nacional, que acontece, que ocorre nos dias 18, 19 e 20 de maio, em Brasília. Em Manaus, 1.280 pessoas reuniram para debater o assunto. No interior, 796. Dos 314 delegados presentes na etapa estadual, 58,59% eram mulheres e 41,41% homens.

Mulher na política
Apesar da vitória de Dilma com expressiva votação no segundo turno, entre os 513 deputados federais eleitos, somente 45 são mulheres, representando apenas 8,7% do total. O PCdoB é o partido que registra maior participação feminina, com seis deputadas num total de 14 parlamentares comunistas, representando 42% da bancada. No Senado Federal, são apenas 14,8% de mulheres entre os 81 integrantes daquela instancia legislativa. Novamente o PCdoB com uma senadora e um senador possui entre os partidos, a maior percentagem de mulheres, 50%. O total da representação feminina em todas as Assembleias estaduais mais o Distrito Federal, é de 133 deputadas, ou seja 12,85%. Há 10 anos, 5,2% das prefeituras tinham à frente mulheres. Nas eleições de 2004, elas representavam 7% dos eleitos. No último pleito municipal, ainda não chegaram aos 10%. Das 26 capitais estaduais, apenas duas prefeituras são administradas por mulheres. No momento atual, as prefeitas correspondem apenas a 9,2% no total de gestores municipais.

De Manaus,
Mariane Cruz