PCdoB/AM: Encontro de Dirigentes orienta sobre eleições 2012

Dobrar a bancada de vereadores no interior do Estado e triplicar na capital. Essa é a meta do PCdoB/AM para as eleições deste ano. O partido também pretende lançar candidatos a prefeitos e vice-prefeitos em pelo menos 40 municípios. Atualmente, o PCdoB tem 21 vereadores, dois prefeitos (Japurá e Beruri) e dois vice-prefeitos (Ipixuna e São Paulo de Olivença). A informação é do presidente estadual do partido, em exercício, Antonio Levino.

Encontro Dirigentes Municipais

O assunto – eleições 2012 – foi o tema principal do Encontro Estadual de Dirigentes do PCdoB/AM, realizado neste sábado, em Manaus, na Assembleia Legislativa do Estado.

Pré-candidatos a prefeito, vice e a vereador do PCdoB de 44 cidades do Amazonas estiveram presentes. A menos de cinco meses para o pleito, os participantes receberam orientações sobre a política de alianças, as metas do partido, a correlação de forças na disputa dos cargos majoritários e o quadro de participação do partido em cada município.

Levino explicou que as candidaturas serão firmadas dentro de coligações que agrupem os partidos da base aliada dos Governos Federal e Estadual, como PMDB e PSD. Em 2010, ambos, junto com o PCdoB lideraram a aliança quegarantiu a vitória do governador Omar Aziz (PSD) e dos senadores Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB). “Esse será o principal parâmetro da política de alianças, mas vamos estudar cada caso, pois sabemos que há particularidades no interior”, afirmou o dirigente.

Metodologia
Para facilitar a exposição de cada cidade, os dirigentes foram divididos em cinco grupos. Em cada um deles, foi feito um raio-x sobre a situação política, quem são os partidos aliados, a oposição e as possibilidades para o partido, tanto para a chapa majoritária quanto proporcional.

Além da parte política, o encontro serviu para orientar os dirigentes sobre os aspectos jurídicos, financeiros, os sistemas de filiação e de direção partidária, as pesquisas eleitorais e a política de quadros do PCdoB.

Manaus

Ontem (27), em plenária o PMDB aprovou um leque de alianças semelhante ao que o PCdoB busca na capital, com PCdoB, PP, PSD, PT, PTB e PSC, com exceção do DEM. A princípio, o nome seria o do senador Eduardo Braga, mas com sua ida para a liderança do governo Dilma, a tendência é buscar um segundo nome. “Acreditamos que o da senadora Vanessa cumpre o papel de unir o grupo”, disse Levino.

Embora, o PCdoB tenha como resolução apoiar candidaturas dentro do campo de aliança dos governos estadual e federal, no Amazonas, o partido tem restrições ao PDT e PSB. “Mesmo fazendo parte da base aliada do governo Dilma, aqui, o PDT, tem como prefeito de Manaus, Amazonino Mendes. Esse não tem nosso apoio por questões históricas. O PSB se comporta como sublegenda do PSDB. Também não temos como conversar”, explicou Levino.

De Manaus,
Mariane Cruz