Manuela d´Ávila: O lugar de Porto Alegre no desenvolvimento 

Porto Alegre é uma cidade com importância política histórica no Brasil, pois é palco de mudanças que alteraram o curso da história nacional. Hoje, o potencial da Capital dos gaúchos é reconhecido pelo País a partir de ações da iniciativa pública e privada. Mas Porto Alegre pode ser reposicionada e voltar a ter lugar privilegiado na economia brasileira, consolidando-se como um ambiente permanente de inovação.

 Podemos ser uma cidade mais verde, mais inteligente e sermos a capital sustentável e o centro de tecnologia do País, oferecendo soluções inovadoras para problemas antigos. Temos algo que nenhuma outra cidade tem: a posição geográfica que nos coloca como centro do Mercosul (hoje somos apenas zona de passagem, seja para negócios ou para o turismo na Serra gaúcha).

Há 20 anos, projetavam que a nossa cidade seria o corredor do Mercosul. A realidade, porém, é outra, porque não se conseguiu desenvolver as nossas vocações nesse sentido. Há, assim, amplo espaço para retomarmos nosso protagonismo econômico, fundamental na reconquista da importância política de Porto Alegre num contexto em que o município seja um indutor de desenvolvimento. A nossa Capital é a sétima em participação econômica no País (IBGE de 2007); e, segundo dados da Firjan (de 2012), é a 5ª capital em arrecadação fiscal e a 15ª em investimentos.

Um dos primeiros desafios, portanto, é apostar na geração de empregos de qualidade, incentivando a permanência de profissionais qualificados. Para isso é essencial que a administração municipal seja parceira daqueles que investem na cidade. Como? Dando agilidade aos processos, eliminando a burocracia, unificando procedimentos, criando e consolidando espaços para o empreendedorismo, atraindo investimentos.

Artigo publicado no Jornal do Comércio