EUA tentam evitar novos escândalos sexuais dos agentes secretos 

Após o escândalo envolvendo agentes do serviço secreto americano na Colômbia, o Serviço Secreto dos Estados Unidos proibiu que seus agentes consumam bebidas alcoólicas em excesso e levem estrangeiros para seus quartos de hotel durante viagens ao exterior. O escândalo sexual envolveu agentes estadunidenses e prostitutas de Cartagena, na Colômbia, pouco antes da chegada do presidente americano, Barack Obama, para uma reunião da Cúpula das Américas.

Nesta semana, o Serviço Secreto começou a investigar outro caso semelhante de mau comportamento antes de uma viagem presidencial a El Salvador em 2011.

Nessa sexta-feira (27), a agência tenta minimizar os efeitos do caso de mau comportamento que constrangeu os Estados Unidos e ofuscou a participação de Obama na cúpula.

As novas regras de conduta divulgadas nesta sexta-feira também proíbem visitas a "estabelecimentos não conceituados", presumivelmente clubes de striptease, e dizem que agentes devem obedecer as leis americanas mesmo quando estiverem no exterior.

Idiotas

Pouco antes da chegada do presidente americano, Barack Obama, para uma reunião da Cúpula das Américas, agentes secretos e militares levaram prostitutas para seus quartos de hotel durante uma noite de bebedeira e farra em Cartagena.

Na terça-feira, Obama descreveu o escândalo como mau comportamento de "alguns idiotas" e disse que a maioria dos agentes faz seu trabalho de forma admirável. "Esses rapazes são incríveis. Eles me protegem, protegem a Michelle, eles protegem nossas filhas, nossos oficiais em todo o mundo", disse Obama durante a gravação para o programa da NBC "Late Night with Jimmy Fallon" na Carolina do Norte. "Alguns idiotas não devem diminuir o que eles fazem", disse Obama.

Com Reuters