CPI sobre violência contra a mulher visita Belo Horizonte

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência contra a Mulher esteve em Belo Horizonte nesta sexta-feira (27) para visitar locais onde é feito o atendimento a mulheres vítimas de agressão. O objetivo é apurar denúncias de fragilidade na execução da Lei Maria da Penha. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais é o terceiro estado em números de mulheres agredidas.

A comissão visitou delegacias, varas criminais e defensorias públicas da capital mineira. E participou de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Segundo a presidente da CPMI, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), a prioridade é aumentar o número de postos de atendimento às vítimas. “Nós precisamos que haja delegacias especializadas em número suficiente”, afirma. Ela também critica a demora para que seja definida a necessidade de medidas protetivas para as mulheres.

A chefe da Delegacia de Mulheres de Belo Horizonte, Margareth Rocha, destacou a importância da visita de comissão, para que possa ter um panorama da violência contra a mulher. Dados da Polícia Civil mostram que até março de 2012 já foram registradas mais de 2,3 mil agressões contra mulheres na capital mineira.

Minas Gerais é o segundo estado a ser visitado pelos membros da CPMI instaurada em fevereiro. O grupo de deputadas e senadoras já estiveram em Pernambuco e, em seguida, deve ir para Santa Catarina.

Com agências