Seca: João Ananias pede providências ao Ministério da Agricultura

A instalação emergencial no Ceará de, no mínimo, 10 centros provisórios de armazenamento e distribuição de grãos da Conab e deslocamento para essas unidades de, no mínimo, 200 mil toneladas de grãos estocados em outras regiões do País. Foi o que sugeriu o deputado federal João Ananias (PCdoB) por meio de Projeto de Indicação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O requerimento foi apresentado nesta quinta-feira, 26.

Na sua justificativa, João Ananias ressaltou que mais uma vez o Nordeste brasileiro enfrenta as dificuldades decorrentes da estiagem. “Lavouras se perdem e em consequência, outras atividades rurais correm o risco de serem inviabilizadas como a criação de pequenos animais”.

Ele observou que se nenhuma providência for adotada com antecedência, o quadro se agravará ainda mais. “Os mais afetados são agricultores familiares e os pequenos produtores”. Além da necessidade adicional de grãos, tem o problema de armazenamento, pois a Conab Ceará tem apenas oito unidades. João Ananias destaca que, por essa razão, sugeriu a instalação emergencial de unidades de armazenamentos.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)