Cine PE traz dois longas pernambucanos em competição

Do NE10

Começa nesta quinta (26), o Cine PE – Festival do Audiovisual de Pernambuco, que na edição deste ano tem como maior destaque os seus homenageados. Fernando Meirelles, Ney Latorraca e Cacá Diegues são as grandes estrelas, tendo como ponto alto a exibição de nova cópia de Xica da Silva, no próximo domingo (29). Entre os filmes em competição, são bastante esperadas as estreias dos novos trabalhos de Breno Silveira (À beira do caminho) e Marcos Prado (Paraísos artificiais).

Fernando Meirelles receberá homenagem pela contribuição que deu ao cinema brasileiro e também pelos 10 anos do longa Cidade de Deus. Saído do mercado publicitário, ele inovou com técnicas ousadas mais utilizadas em cinemas de ação em um longa com edição frenética. Com boa carreira no exterior, chegou a ser indicado a quatro Oscar, incluindo melhor diretor.

A homenagem ao diretor acontece no sábado, com a presença de Meirelles. Na terça, é a vez do ator Ney Latorraca, com exibição do longa O Beijo no Asfalto, de Bruno Barreto. Cacá Diegues, dono de diversos sucessos do cinema brasileiro, exibe um de seus maiores clássicos, Xica da Silva, no domingo, às 17h.

Entre os longas em competição, À beira do caminho e Paraísos artificiais estão entre os mais aguardados. O primeiro traz o ator João Miguel como um caminhoneiro que tem sua vida modificada ao dar carona a um menino, que sonha em encontrar o pai em São Paulo. Com cara de road movie, a produção tem no elenco Dira Paes, Denise Weinberg e trilha sonora de Berna Ceppas, responsável pelo disco recente de Céu.

Já Paraísos artificiais traz uma história ambientada no universo de música eletrônica e foca na vida de uma DJ que vive um triângulo amoroso. Boca, de Flávio Frederico é outra produção cheia de referências pop que retrata a vida do famoso bandido da Boca do Lixo, em São Paulo, nos anos 1950 e 60, Hiroito Joanides. O filme tem trilha sonora de BiD e traz no elenco Paulo Cesar Peréio, Daniel de Oliveira, Leandra Leal e Hermila Guedes.

Dois pernambucanos marcam presença na competição de longas. Um deles é o ousado na forma, Na quadrada das águas perdidas, dirigido por Wagner Miranda e Marcos Carvalho. Protagonizado por Matheus Nachtergaele, o filme não tem diálogos e mostra a saga de um nordestino pela Caatinga. Já Estradeiros, documentário de Cecília da Fonte já foi exibido no Recife durante o festival Janela Internacional de Cinema.

O Cine PE acontece no Teatro Guararapes, do Centro de Convenções, em Olinda e terá competição de curtas e longas entre os dias 26 de abril e 2 de maio . Este ano, a mostra Pernambuco, que apresenta trabalhos de autores locais sai do São Luiz e acontece também no Cecon, depois de protestos de realizadores no ano passado. Outra boa mudança foi a diminuição do número de filmes em competição por dia. Serão três curtas e um longa, o que dará mais agilidade ao evento, começando às 20h. Em 2011, muitos reclamaram que algumas exibições avançavam pela madrugada.

As entradas custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia) à venda na bilheteria do Teatro. O encerramento, com a premiação de todos os vencedores será na quarta (2). A expectativa de público será de 3 mil pessoas por noite. Ao todo, serão 43 filmes, entre curtas e longas.