Fusões de bancos poderão render ganhos a consumidor

O Banco Central informou nesta quinta-feira (26) que poderá exigir que instituições financeiras envolvidas em fusões ou aquisições assinem um acordo no qual se comprometem em repassar seus ganhos de eficiência ao consumidor, na forma de melhoria no atendimento aos usuários ou redução de tarifas.

Nos casos em que o Acordo em Controle de Concentração for exigido pelo BC, o texto assinado entre as partes estabelecerá quais as melhorias ao consumidor e também as penalidades em caso de não cumprimento.

De acordo com Mitchurim Borges Diniz, chefe da consultoria que analisa atos de concentração dentro do BC, esse tipo de acordo já era exigido informalmente pela instituição, que precisa aprovar fusões e aquisições entre bancos.

"Quando o Banco do Brasil adquiriu a Nossa Caixa, por exemplo, o Banco Central estabeleceu uma condição que foi a redução das tarifas mais altas na Nossa Caixa aos níveis do BB", disse Diniz. "Na análise da operação, quantificamos os ganhos e determinamos o que deverá ser feito para que isso seja compartilhado com a sociedade", completou.

A diferença para que o foi decidido hoje é que, agora, esse acordo entre bancos será colocado no papel.

Fonte: Folha