Sem categoria

Prefeitura de Aracajú promove Semana do Hip-hop

 Capital do hip-hop. É assim que Aracaju vem sendo chamada pelos fãs desta arte das ruas. O motivo desse título é que a capital do Estado de Sergipe foi a primeira cidade brasileira a sancionar uma lei que cria a Semana do Hip-hop.

Realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude, em parceria com a Nação Hip-hop Brasil, a primeira Semana do Hip-hop acontece de 7 à 12 de maio. Segundo o coordenador municipal da Juventude, Antonino Cardozo, esse é um marco para as comunidades aracajuanas que atuam na área.

“Durante o aniversário de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira instituiu a Semana do Hip-hop. Com isso Aracaju passa a ser a primeira capital a ter esse tipo de lei. A Prefeitura reconhece o hip-hop como representação da cultura urbana e apoia isso, mesmo antes da lei”, conta o coordenador.

As atividades da Semana se espalham por diversos bairros da cidade e serão gratuitas. Durante o evento, as equipes da Prefeitura e os apoiadores do projeto vão oferecer oficinas, minicursos e debates sobre as áreas que interagem e formam a chamada cultura hip-hop, como grafite, break e DJ.

“Pretendemos discutir a importância do hip-hop como uma cultura urbana. Vamos oferecer oficinas, minicursos, palestras e debates sobre isso. Queremos com isso, não só incentivar essa cultura, mas também aproximar e incluir as comunidades, levando o evento para próximo delas”, explica Antonino.

Para Hot Black, presidente estadual da Nação Hip-hop Brasil, o reconhecimento por parte da Prefeitura é muito importante para a consolidação desse tipo de expressão artística em Aracaju.

“É o reconhecimento do hip-hop como ferramenta de transformação social. Quando Edvaldo reconheceu a lei, ele também reconheceu a importância dessa arte para as comunidades de Aracaju. Não é de hoje que o hip-hop tem estado presente nas ações da Prefeitura, a lei é um símbolo disso”, comenta Hot Black.

Inclusão

Segundo Antonino, o evento é aberto ao público e os interessados em participar só precisam chegar na hora, comenta. A programação também vai incluir cerca de 400 participantes do Projovem, além de levar alunos de escolas municipais para participar da Semana.

Programação

Semana Municipal do Hip Hop – 7 a 12 de maio de 2012

5 de maio (Sábado)
12 h – Programa Fala Jovem dedicado a semana do Hip Hop – Local: Rádio Aperipé FM

6 de maio (Domingo)
17 h – Programa Império Periférico – Local: Rádio Aperipé FM

7 de maio (Segunda)
9 h – Tribuna Livre – Local: Câmara de Vereadores.
17 h – Nós no Centro – Local: Praça General Valadão.
20 h – Passarela do Hip Hop – Local: Rua da Cultura

8 de maio (Terça)
13 h – Hip Hop na praça – Local: Praça de Juventude

9 de maio (Quarta)
13 h – Hip Hop na praça – Local: Ponte da Barra dos Coqueiros

10 de maio (Quinta)
13 h – Hip Hop na praça – Local: Centro de Criatividade

11 de maio (Sexta)
8 h – Encontro de Grafite – Local: Murro do Aeroporto/Augusto Franco.
14 h – Batalha de B. Boys – Local: Centro de Criatividades
19 h – Mesa redonda: hip hop em debate e Pockt Show com Gog – Local: Centro de Criatividade – Palestrante: Dexter e Convidados

12 de maio (Sábado)
19 horas – Grande show de encerramento com Dexter e convidados

Local: Centro de Criatividade.

Fonte: Prefeitura de Aracaju