Delegação embarca com 14 representantes apoiados pela Sejel

Uma delegação formada por 14 pessoas, entre competidores e técnicos, disputa neste fim de semana (de 27 a 29 de abril) a etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo, Natação e Halterofilismo 2012, em Natal (RN). Eles integram o Centro de Treinamento da Região Norte, na Vila Olímpica de Manaus, e são apoiados pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). O embarque da equipe é nesta quinta-feira, 26 de abril.

Paraatletas Sejel

Na coletiva de apresentação do grupo, nesta quarta-feira, 25, a titular da Sejel, Alessandra Campêlo, aproveitou para anunciar novidades na área do paradesporto. Segundo ela, é determinação do governador Omar Aziz aumentar os investimentos na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, inclusive na pasta de Esportes do Estado.

“O Governo do Amazonas apoia os paraatletas oferecendo a estrutura do Centro de Treinamento da Região Norte e também as passagens aéreas para as competições mais importantes. Mas isso é só o começo”, disse Alessandra Campêlo, que na sexta-feira, 26, embarca para Natal. Ela vai verificar todas as instalações da sede e adiantou que pretende, em 2013, trazer uma etapa da competição organizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) para o Amazonas.

“O objetivo é tornar Manaus num centro de referência da região Norte na área do paradesporto. Já temos a Vila Olímpica e podemos fazer todas as adaptações físicas necessárias para receber os campeonatos regionais e nacionais”, declarou a secretária da Sejel, diante da delegação amazonense e imprensa presente na coletiva realizada na Vila Olímpica.

ASTROS NA DISPUTA
O mesatenista Goutier Rodrigues, 33, vai competir na classe 6, categoria em que ele é um dos melhores do País – já foi quatro vezes campeão brasileiro. “Minha meta é participar do máximo de competições regionais e nacionais. Dessa forma, terei condições de participar dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e das Olimpíadas do Rio 2016, que é meu objetivo principal”, disse Goutier, que foi reserva da seleção brasileira da modalidade no Pan do Rio 2007 e no Pan de Guadalajara 2011.

Goutier enalteceu o apoio da Sejel e pede que a iniciativa privada faça o mesmo, para o bem do esporte local. “O Governo do Estado já vem fazendo sua parte, pois a estrutura do CT da Vila é boa e também a Sejel está nos ajudando com as passagens. Mas a iniciativa privada bem que podia nos ajudar, pois defendemos a bandeira do Amazonas lá fora”, disse o mesatenista, recém-formado em Educação Física pelo La Salle.

Outra certeza de medalha é o halterofilista José Ricardo Costa, 43. Ele vai lutar pelo ouro na categoria até 100kg, a qual figura como primeiro do Brasil e terceiro do mundo. “Meu objetivo é voltar para Manaus com uma medalha no peito”,disse José Ricardo, que treina na academia Corpo Perfeito, no Armando Mendes, Zona Leste. O halterofilista comemora o fato de a secretária Alessandra Campêlo prestigiar a delegação em Natal. “Ela verá pessoalmente como é a estrutura da competição e poderá, em breve, adaptar os equipamentos de musculação da Vila Olímpica aos paraatletas. Isso é ótimo para a modalidade”, comentou José Ricardo.

Assessoria de Comunicação