Parceria com Canadá capacitará 100 mil mulheres até 2014

Cem mil mulheres serão beneficiadas pelo programa Mulheres Mil até 2014. Esse é o objetivo da iniciativa que vai qualificar mulheres para uma inserção mais igualitária no mercado de trabalho. O programa tem o apoio do governo do Canadá. O governador-geral do Canadá, David Johnston, se reuniu nesta terça-feira (24) com a presidente Dilma Rousseff. Doze mil estudantes beneficiados pelo programa Ciência sem Fronteiras poderão estudar e fazer estágios naquele país.


Foto: Dilma Rousseff recebe o governador-geral do Canadá, David Johnston, no Palácio do Planalto / Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

“O Brasil tem interesse em continuar a parceria com o governo do Canadá por ser um país que prioriza a educação. Uma de nossas metas é ampliar o número de vagas para que essas mulheres tenham acesso à educação e se tornem profissionais melhores. O programa Mulheres Mil está virando ‘Mulheres Dezenas de Milhares’”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta terça-feira (24), após reunião entre o governador-geral do Canadá, David Johnston, e a presidente no Palácio do Planalto.

A presidente Dilma Rousseff disse que o programa Mulheres Mil é estratégico para o Brasil uma vez que contribui para a formação e qualificação das mulheres. Dilma agradeceu o apoio do Canadá ao programa após reunir-se no Palácio do Planalto com o governador-geral daquele país, David Jonhston.

“O Canadá também é um grande parceiro do Brasil em um projeto que consideramos muito importante, o Mulheres Mil. Esse projeto de formação e capacitação de mulheres é estratégico para um país como o nosso não só porque as mulheres ocupam na sociedade brasileira um papel de destaque quando se trata da família e dos filhos, mas também porque nós estamos em um processo de assegurar e de garantir uma presença das mulheres na sociedade brasileira”, disse a presidente Dilma.

O Mulheres Mil tem como objetivo promover até 2014 a formação profissional e tecnológica de mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. Segundo Dilma, 20 mil mulheres serão atendidas em uma primeira etapa. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que 101 institutos federais foram selecionados para treinar as 20 mil mulheres.

“Se você forma a mulher, você tem uma melhoria em cadeia da sociedade, porque a mulher bem formada ela tem por definição uma relação de passar tudo que ela tem de melhor para os seus filhos, então quando você forma bem uma mulher, você está formando bem uma comunidade, uma família, uma cidade, um estado e um país”, reforçou Mercadante.

Também participaram da reunião entre Dilma e Johnston os ministros da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, e o ministro interino de Relações Exteriores, Rui Nogueira.

12 mil bolsistas do Ciência sem Fronteiras poderão estudar e fazer estágio no Canadá

Na reunião, o governo do Canadá ainda anunciou a doação de 12 mil bolsas para estudantes brasileiros no país que fazem parte do programa Ciência sem Fronteiras.

Segundo Jonhston, o Canadá trabalhará com empresas, escolas e instituições de pesquisa para oferecer um pacote de suporte abrangente aos estudantes brasileiros, incluindo o ensino da língua, os estágios de negócios e a prática em laboratórios.

O Ciência sem Fronteiras vai oferecer, até 2014, 101 mil bolsas para que estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores possam aprimorar seus conhecimentos nas melhores universidades do mundo.

Fonte: Blog do Planalto