Tudo certo para que mexicanos nos EUA participem de pleito

Cerca de 59 mil mexicanos que moram fora do país poderão exercer o voto para eleger o novo presidente da República nas eleições de 1o de julho. A informação foi dada pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE). A grande maioria se encontra nos Estados Unidos (EUA).

Dessa cifra, 45.478 encontram-se nos Estados Unidos, seguido do Canadá com cerca de 2.806 cidadãos inscritos, Espanha tem 2.345, Alemanha há 1.421, França 1.372 e Grã-Bretanha com 1.126. Outras zonas geográficas não têm alta representatividade.

O IFE já começou a enviar as urnas de votação com as cédulas, o manual de instruções, autorização postal, vídeos e brochuras com mensagens e biografia dos quatro candidatos presidenciais: Andrés Manuel López Obrador, da aliança Movimento Progressista; Enrique Peña Neto, da coalizão Compromisso pelo México (Partido Revolucionário Institucional-Verde Ecologista do México); Josefina Vázquez Mota, da Partido Ação Nacional e Gabriel Quadri, o candidato do Partido Nova Aliança.

O conselheiro eleitoral, Francisco Guerrero, acredita que a votação fora do país será tranquila e contribuirá para o fortalecimento da democracia no país.

Cerca de 80 milhões de cidadãos mexicanos estão convocados às urnas para estas eleições, que acontecem em menos de três meses.

Fonte: Prensa Latina