Caravana UNE recebe vídeos sobre questão da mulher

A União Nacional dos Estudantes (UNE) está colhendo depoimentos durante sua Caravana da UNE Brasil+10, que visita universidades de todo país. Também está recebendo vídeos de estudantes para a construição de uma pauta com políticas de assistência estudantil para mulheres que será sintetizada no vídeo: “Feminismo para Combater o Machismo!”

Esse é um dos objetivos da caravana: mobilizar os estudantes para garantir a permanência das mulheres na universidade.

“Discutir o projeto de país para os próximos 10 anos é, também, pensar que vida queremos que as nossas mulheres tenham nesse Brasil. A UNE, que já vem fazendo um trabalho e uma campanha forte nessa linha não poderia deixar de fora da Caravana essa pauta. Estamos desafiando as estudantes a pensar no machismo dentro da universidade e se mobilizar para lutar contra isso”, explicou a vice-presidente da UNE, Clarissa da Cunha.

A campanha tem o objetivo de impulsionar a reflexão e as mobilizações para pautar reivindicações das mulheres dentro de cada universidade, e consiste na construção do vídeo “Feminismo para Combater o Machismo!”, que será exibido no o 60º CONEG, entre 15 e 17 de junho no Rio de Janeiro, que reunirá depoimentos de estudantes de todo o Brasil sobre o tema.

“Estamos colhendo os depoimentos durante a passagem da Caravana pelas universidades, mas também estamos recebendo vídeos de todos os cantos do país. Com os depoimentos pretendemos construir uma pauta com políticas de assistência estudantil ainda mais forte e adequada às necessidades das mulheres”, explicou a diretora de mulheres da UNE, Liliane Oliveira.

UNE luta por creches nas universidades

Uma das principais bandeiras de luta da UNE para combater o machismo dentro das universidades é a implantação de creches para que as mães estudantes tenham onde deixar seus filhos e, dessa forma, tenham sua permanência na universidade assegurada. No dia internacional das mulheres, 8 de março, a UNE participou de uma grande marcha em São Paulo para levantar essa campanha.

“Uma das formas de combate ao machismo na universidade é contribuir e garantir que as mulheres não só ingressem na universidade, como permaneçam nela. Dessa forma, a creche é um instrumento muito importante de combate ao machismo na universidade”, explicou a diretora da UNE, Maria das Neves.

Todas as estudantes brasileiras que queiram dar sua opinião e participar dessa mobilização nacional pelos direitos das mulheres estão convidadas a enviar seus depoimentos para compor o vídeo final da campanha.

Para participar, é muito simples, basta gravar um depoimento (pode ser com câmera de celular) respondendo as seguintes perguntas:

1) Para você, o machismo existe?

2) Como se manifesta?

3) Como você acha que podemos por um fim no machismo?

É importante registrar no vídeo o nome completo e o curso de cada entrevistada e enviar para o email: mulheresune@gmail.com

Fonte: UNE