Comissão Política divulga resoluções em apoio a países irmãos

A nacionalização do petróleo na Argentina, a liderança de Chávez nas eleições presidenciais da Venezuela, a proclamação do Estado da Palestina pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a soberania da Síria e Irã. Em defesa dessas bandeiras, a Comissão Política Nacional (CPN) do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) produziu três documentos importantes que devem ser divulgados e utilizados como orientação pela militância comunista na luta pela paz e contra as guerras imperialistas.

Os comunicados oficiais da CPN foram resultado da reunião da última quinta-feira (19).

Leia também:
Comissão Política debate políticas para a mulher e meio ambiente

No documento intitulado “Eesolução da CPN sobre situação atual no Oriente Médio”, são expostos os conflitos que atingem sírios, iranianos e palestinos e o papel corajoso desempenhado por China e Rússia que vetaram uma resolução contra a Síria apresentada pelos EUA no Conselho de Segurança da ONU. Caso fosse aprovada, a Otan atacaria fortemente a Síria e poderia ocorrer algo similar ao que ocorreu na Líbia. Por enquanto esses planos de guerra aberta e frontal foram contidos.

“As reformas que têm sido feitas na Síria são importantes. A nova Constituição, cujo referendo popular atingiu a aprovação de mais de 85%, tem a marca da pluralidade ideológica. Aos oito partidos existentes, que integram a Frente Nacional Patriótica, vários outros estão se somando, sendo legalizados, a maioria de oposição. E participarão de eleições no próximo mês de maio”, diz um trecho da resolução, que conclama a militância a uma “solidariedade ativa, nas ruas, nos parlamentos brasileiros, na mídia alternativa e onde for possível, a manifestar nossa posição pela paz e contra as guerras imperialistas”.

O documento reafirma o apoio do Partido ao povo e ao governo da Síria em sua luta pela independência e soberania nacional, bem como a soberania e o direito do povo iraniano de desenvolver seu programa nuclear para fins pacíficos. “E lutamos pela aprovação urgente, no âmbito da ONU, do Estado da Palestina”, finaliza a CPN.

Chávez

A liderança do presidente venezuelano Hugo Chávez nas eleições presidenciais, em 7 de outubro de 2012, é exaltada na “Resolução da CPN: O Brasil está com Chávez. O PCdoB está com Chávez!”.

A CPN avalia que uma nova vitória de Chávez “aprofundará o caminho revolucionário e a perspectiva de construção do socialismo na Venezuela; manterá a ativa postura venezuelana em defesa da integração latino-americana e caribenha e de uma nova ordem internacional; ajudará a frear as pressões imperialistas sobre nosso continente.”

Ainda na mesma moção, o PCdoB apoia “o governo brasileiro da presidente Dilma em sua aliança estratégica com a República Bolivariana da Venezuela, e conclamamos ao alargamento dos múltiplos projetos de cooperação em andamento entre o Brasil e a Venezuela.” Por isso, o Partido se somará à iniciativa “O Brasil está com Chávez”, encabeçada pelas forças democráticas e progressistas brasileiras.

“O petróleo é nosso”

Uma “Resolução da Comissão Política Nacional do PCdoB sobre a nacionalização da YPF da Argentina” também foi aprovada. Corajosamente, a presidente argentina Cristina Kirchner nacionalizou a Yacimientos Petroliferos Fiscales (YPF).

“Ressaltamos que, com este gesto, a Nação argentina recupera seu principal instrumento para o exercício da soberania na área petrolífera, que é exatamente a YPF, a primeira estatal criada no mundo, pela Argentina.”

Leia as resoluções da CPN:

Da redação do Vermelho