Sem categoria

Processo da conferência nacional sobre a mulher supera metas

O processo de construção da 2ª Conferência do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher, que acontecerá de 18 a 20 de maio, está em plena atividade e superando as expectativas nos estados. No sábado (14), durante a 2º Conferência Estadual do PCdoB da Paraíba, o público tomou conhecimento que as paraibanas e paraibanos reuniram mais do que o dobro da meta de participantes na base. Outros encontros estaduais preparatórios estão marcados.

A conferência no estado da Paraíba aconteceu no Sesc-Centro, mobilizou nove cidades e reuniu 509 participantes eleitos nas etapas locais. A meta era reunir 231 participantes.

“Isso possibilita um maior número de delegados na Paraíba. Também o nível de participação nos debates foi muito interessante, envolvendo homens e mulheres comunistas. Isso é bom sempre a gente reafirmar: a Conferência não é das mulheres, é do partido sobre a luta emancipacionista das mulheres. É um instrumento regido pelo estatuto do Partido”, declarou Liége Rocha, secretária Nacional da Mulher do PCdoB, que participou da atividade, a primeira nos estados.

Outras conferências estaduais já estão marcadas. No dia 28 de abril, Rondônia, Rio Grande do Norte e Santa Catarina realizarão suas atividades preparatórias para o encontro nacional. No dia 29 será a vez do Amazonas. Tocantins, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo farão suas conferências no final de semana seguinte, no sábado, 5 de maio. O Piauí fará nos dias 11 e 12 de maio e o Ceará no dia 12 de maio.

“Já sabemos que o resultado nos estados deve superar o processo da primeira conferência nacional, em 2007. Fizemos um cálculo com base nos resultados das conferências ocorridas anteriormente e estimamos que na plenária final da conferência nacional cerca de 400 delegados entre mulheres e homens”, explicou Liege.

A segunda edição da conferência nacional será em Brasília. Segundo a dirigente comunista, há esforços para que no mínimo 30% dos participantes sejam homens. “É importante que os participantes leiam o documento já divulgado e distribuído nos estados”, concluiu.

Leia o documento da Conferência na íntegra aqui

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho São Paulo