Chapa "DCE de Verdade" disputa eleicões na UFC

A Universidade Federal do Ceará realiza na próxima semana, eleição para o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Duas chapas disputam o pleito. A Chapa 2, “DCE de Verdade”, surge como oposição à atual gestão.

Ivo Braga, diretor da União Nacional dos Estudantes e membro da Chapa 2, avalia ser de grande importância a eleição do DCE da UFC. “Ele é a principal entidade estudantil do Ceará, com mais de 50 anos de história. O DCE protagonizou inúmeras lutas não só dos estudantes mas da sociedade como um todo. É fundamental retomar a organização da entidade e fazer com que ela volte a assumir seu protagonismo junto à Universidade e à sociedade cearense”, defende.

Para Ivo, a diversidade dos componentes que compõem a chapa “DCE de Verdade” é um diferencial em relação à concorrente. “Nossa chapa é bastante ampla, com gente de todos os Campi, de vários cursos, cursando vários semestres. Nosso trabalho tem se concentrado no diálogo com a Universidade e os estudantes. Considero que temos melhores condições de representar bem os estudantes”.

Os estudantes que fazem parte da Chapa “DCE de Verdade” estão em pleno processo de mobilização para divulgar suas propostas e conscientizar os estudantes da importância da eleição. “Participamos de debates, panfletagens, percorremos salas de aula, o Restaurante Universitário e os Campi. Através do diálogo, construímos ideias voltadas às necessidades e às demandas dos estudantes”, ratifica Sarah Cavalcante, membro da Chapa 2.

Atualmente o DCE da UFC está sem gestão. O mandato da anterior venceu em dezembro de 2011 e os universitários estão sem representação estudantil. Sarah Cavalcante acrescenta que a entidade é a mais importante representativa dos estudantes do Ceará. “É o DCE da UFC que movimenta e organiza as ações do movimento estudantil, não só junto à Universidade mas também perante a sociedade. É na entidade que está o centro político do movimento estudantil cearense. Ele permanecer desativado é um retrocesso, uma forma de abafa a voz dos estudantes do Ceará”, considera.

Saiba mais

– Para votar, o estudante deve estar regularmente matriculado tanto na graduação como nos cursos de pós-graduação.

– O quórum mínimo para validar a eleição é de 25% dos universitários, o equivalente a sete mil e quinhentos votos.

– Atualmente a UFC conta com cerca de trinta mil alunos.

– As eleições acontecerão nos dias 24, 25 e 26 de abril.

– 182 estudantes fazem parte da Chapa “DCE de Verdade”, com alunos de todos os Campi da UFC. Dentre os estudantes, membros da UJS e do grupo independente e apartidário “Proposição”.

De Fortaleza,
Carolina Campos