Argentina: senadores aprovam nacionalização da petrolífera YPF

O Senado argentino aprovou, nesta quarta-feira (18), o projeto de lei que expropria 51% das ações da companhia petrolífera YPF, controlada pela espanhola Repsol. O debate seguirá para a Câmara dos Deputados. De acordo com o senador Aníbal Fernández, será enviado ao Executivo um documento para que também o gás seja expropriado no mesmo modelo da YPF.

Agora, o projeto deverá ser discutido no plenário do Senado na próxima quarta-feira (25) e depois será enviado à Câmara, onde também deverá passar sem problemas. O projeto de lei governamental declara de interesse "público nacional".

Leia também:

Argentina vislumbra futuro mais promissor, diz vice-presidente

Países amigos apoiam decisão patriótica da Argentina
 

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, afirmou que se trata “de uma decisão soberana argentina. (…) Acompanharemos de perto os desenvolvimentos dessa história, que obviamente nos interessa muito".

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta terça-feira (17), que não teme mudanças na relação entre o governo argentino e a Petrobras. A estatal brasileira possui 79 postos de combustível e explora petróleo no território vizinho.

A aprovação, passo que habilita a discussão do projeto no plenário da Câmara de Senadores, concretizou-se depois de dois dias de discussões entre os membros de três comissões parlamentares.

Na última segunda-feira, o Estado argentino tomou o controle da petroleira YPF/Repsol. A presidente do país, Cristina Kirchner, esclareceu que a empresa não vem fazendo os investimentos necessários para suprir o crescimento da demanda.

Gás

De acordo com o senador Fernández, a Argentina expropriará também uma empresa de gás controlada pela espanhola Repsol e o fará da mesma maneira que com a YPF: passará a ter o controle de 51% das ações.

“No momento não temos mais detalhes, mas com certeza logo teremos um projeto do Executivo para examinar o tema”, indicou em declarações a meios de comunicação pouco depois de a comissão ter decidido pela recuperação da petrolífera.

Com informações de agências