França presta honras militares para herói da Resistência

O Governo da França rendeu nesta segunda-feira (16) honras militares a Raymond Aubrac, herói da resistência contra a ocupação nazista, falecido na semana passada aos 97 anos.

A cerimônia realizou-se no Palácio Nacional dos Inválidos, com a presença do presidente Nicolás Sarkozy, bem como uma representação dos exércitos de terra, mar e ar e do corpo diplomático.

Aubrac foi um dos fundadores da organização Libertação Sul, que combateu as forças de ocupação alemãs durante a 2ª Guerra Mundial.

Era o último dos sobreviventes dos líderes da resistência que em junho de 1943 foram capturados pela Gestapo durante uma reunião com Jean Moulin, chefe nacional da luta contra os nazistas.

Moulin morreu em consequência das torturas infligidas por Klaus Barbie, conhecido como "o carniceiro de Lyon", mas Aubrac e outros 14 dirigentes foram resgatados em uma operação armada dirigida por sua esposa, Lucie.

Após a guerra o casal dedicou-se a manter viva a lembrança da resistência e a advertir sobre os perigos das ideologias extremistas.

Raymond Aubrac foi amigo próximo de Ho Chi Minh, pai da Revolução Vietnamita, um povo com cuja causa colaborou durante vários anos.

Na cerimônia estiveram presentes também os candidatos à presidência francesa François Hollande, do Partido Socialista; Eva Joly, da Europa Ecologia – Os Verdes; e François Byrou, do Movimento Democrata.

O cadáver de Aubrac será incinerado e suas cinzas depositadas junto às de sua esposa no cemitério de Salornay-sul-Guye, uma comuna situada na região da Borgonha.

Fonte: Prensa Latina