Emancipação Feminina, entrevista com Amélia Lima

 Amélia Lima, é Secretária Estadual de mUlher do PCdoB-PI

Campina sediará 2ª Conferência sobre a Emancipação da Mulher - PCdoB - Campina Grande
A Secretaria Nacional da Mulher e a Coordenação do Fórum Nacional Permanente sobre a Emancipação da Mulher do PCdoB realizarão a 2ª Conferência Nacional do PCdoB Sobre a Emancipação da Mulher. O evento acontece nos dias 18, 19 e 20 de maio, em Brasília. A edição Estadual acontece nos dias 11 e 12 de maio no auditório do SINTTEL-PI.

O Vermelho/PI realizará diversas entrevistas com mulheres comunistas que lutam pela emancipação feminina. E nossa primeira entrevistada é a Amélia Lima, Secretária Estadual de Mulher do PCdoB-PI.

Amélia Lima, começou sua trajetória de luta e defesa da emancipação feminina ainda no movimento estudantil, pois àquela época ela já entendia que para termos numa sociedade mais justa e igualitária é imprescindível a emancipação feminina.

Atualmente à frente da Secretaria Estadual de Mulheres do PCdoB-PI, Amélia Lima tem desenvolvido um trabalho de formação das companheiras, fazendo entender que este processo de emancipação não se dá sem as mulheres ocupar os espaços de Poder. Que passa necessariamente pelo processo eleitoral. Temos muitas lideranças femininas, precisamos que elas participem dos processos eleitorais como candidatas para podermos ocupar este espaço. “Fizemos campanha mostrando essa necessidade. E este trabalho de chamamento para que nós ocupemos este espaço está sendo feito, mais intensivamente agora neste ano eleitoral.”

Sobre a emancipação dentro da instituição partidária, Amélia Lima, relata que “o partido tem contribuído muito nesta construção, mas não conseguiu superar as amarras da emancipação feminina. A emancipação não se dá isoladamente ela é uma luta da sociedade, não só de um partido ou só de mulheres”.

Amélia esclarece ainda que “esta luta não é do coletivo de Mulheres, esta luta é do coletivo como um todo, isto é, de homens e mulheres.” Ela completa ainda nos dizendo que Marx já afirmava que a “questão de Mulher é uma questão social” por isso se faz necessário que os homens também tenham essa consciência. É por entender isso o PCdoB, como um partido de vanguarda faz este chamamento para o coletivo partidário para a 2ª Conferência do PCdoB sobre a emancipação das Mulheres.

Para Lima, “Não existe a emancipação que as Mulheres do PCdoB querem. Existe sim a necessidade concreta da emancipação das mulheres dentro da sociedade, as mulheres comunistas assim como o partido entende que não se pode chegar a uma sociedade socialista enquanto houver uma dessa parcela da sociedade sofrendo discriminações, sendo violentada no seu cotidiano. Nós queremos uma sociedade mais justa, igualitária sem opressão.”

Para Amélia, para se alcançar o objetivo do novo projeto de desenvolvimento nacional ele passa pela necessidade da presença feminina. É de fundamental importância que as mulheres estejam inseridas neste projeto. “E nós comunistas, não só as mulheres comunistas, segundo o nosso dirigente Renato Rebelo, que para mudarmos esta situação e contribuir com este projeto, esta questão passa por dois pontos. Seria “O primeiro diz respeito ao mercado de trabalho, à emancipação da mulher e ao enfrentamento das desigualdades nessa área. A segunda questão é o debate do papel da mulher no processo de busca pela igualdade e no processo de construção do socialismo”.

Amélia Lima, encerra este bate-papo convocando a todos os comunistas e os movimentos socias para participarem da nossa 2ª Conferência. A abertura será àss 18h do dia 11h com a presença da Presidente do PCdoB do Rio de janeiro e do Nosso Dep. Federal Osmar Junior. É importante a participação de todos os comunistas.