Após 27 horas, rebelião em presídio sergipano chega ao fim

Após 27 horas de negociação, a rebelião realizada pelos 470 internos do Complexo Penitenciário Advogado Antonio Jacinto Filho (Compajaf), que começou no início da tarde deste domingo (15), chega ao fim.

De acordo com informações da imprensa local, após negociação com o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, os presos cederam e libertaram os 128 reféns. Os policiais do Batalhão de Choque já estão dentro do presídio fazendo a revista dos presos.

Leia também:

Presos rebelados denunciam maus-tratos em presídio sergipano
 

Entre os reféns estavam três agentes, um deles foi libertado na manhã desta segunda-feira em troca de garrafões de água. Com o término da rebelião, o fornecimento de água potável foi restabelecido.

Em declaração à imprensa, João Eloy declarou que “boa parte das reivindicações feitas pelos rebelados é pertinente ao Poder Judiciário. Nós atendemos tudo que é possível e razoável e vamos, inclusive, apurar denúncias feitas por eles de possíveis maus-tratos”.

Entre os pontos atendidos estão a liberação de cinco presos sentenciados de forma progressiva para outra cadeia pública no Estado –nos próximos 15 dias ocorrerá uma audiência com todos os internos. O horário de visitação será ampliado para das 8h às 16h.

O secretário ainda afirmou que após o fim da rebelião, cinco presos foram transferidos para outro local que não foi divulgado por medida de segurança."Foi uma das exigências deles que foi prontamente atendida", disse Eloy.

Sobre a reivindicação de mudança da direção do presídio, o secretário de Segurança Pública informou que “não haverá mudança da direção do presídio nem da administração privada Reviver, que cuida da alimentação, limpeza e gestão em geral dos custodiados”, explicou.

O negociador da crise Marcos Carvalho confirmou que as negociações ocorreram de forma tranquila. “Não houve violência nem confrontos, conversamos e chegando a um acordo”, explica.

Policiais civis e militares de várias unidades especializadas continuam de prontidão na parte externa e na entrada da unidade prisional. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também estão presentes.

Com agências