Lula Morais busca fortalecer Festival de Humor de Maranguape

Começa a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará o projeto de lei nº 49/12, de autoria do Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB), que propõe a inclusão do Festival Nacional do Humor de Maranguape no calendário turístico cultural cearense. O festival é uma homenagem ao humorista cearense Chico Anysio, que faleceu no último dia 23. A tramitação do projeto de lei é iniciada justamente neste 12 de abril, data do nascimento deste ilustre cearense.

O “Festival Nacional de Humor de Maranguape” acontece todos os anos no último final de semana do mês de maio, no município de Maranguape. Segundo o deputado, a maior festa brasileira do humor conta com uma programação inteiramente gratuita e diversificada, que vem firmando a cidade de Maranguape como principal centro de manutenção e resgate deste forte traço da cultura cearense, contribuindo para expandir o mercado profissional para atuação de jovens talentos, desenvolvendo uma identificação da população com suas expressões culturais e difundindo a cultura popular do ceará.

Famoso pelos causos e principalmente pela irreverência, o cearense possui um dom que lhe é inato: o de transformar qualquer acontecimento em risada. “Esse ar cômico e engraçado é, sem dúvida, orgulho maior e marca registrada de um povo que prima pela alegria de cada dia. O humor cearense é um traço tão marcante da nossa cultura que, muito antes da popularização do chamado “stand up comedy”, já tínhamos grandes humoristas fazendo sucesso em apresentações que há muito tempo fazem parte da rotina do povo do Ceará. Não é à toa que os maiores humoristas do Brasil sejam cearenses: Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Cavalcante, Tiririca, Falcão e muitos outros”, destaca o parlamentar.

Maranguape, a cada ano, intensifica sua afirmação como a capital brasileira do humor, assumindo a função de renovar e estimular a produção artístico-cultural da cidade, difundindo talentos locais e gerando novas possibilidades de atuação no mercado cultural, considerando a visibilidade do evento garantida pela qualidade de sua programação. Além dos shows com os grandes nomes do humor local e nacional, a mostra competitiva, apresentações musicais, cortejos, feiras de artesanato e gastronomia, palestras educativas em escolas da região, espetáculos teatrais, exibição de filmes de humor e oficinas de charges e cartoons voltadas para crianças e adultos.

Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB)