Juazeiro é referência em saúde na Região Norte da Bahia

O município de Juazeiro, norte da Bahia foi convidado pelo estado para apresentar o relato de experiência, desde a adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) até o desenvolvimento das ações, para gestores de outras cidades. O evento aconteceu nesta quinta-feira (12/4), no Centro de Saúde III e reuniu profissionais de 18 municípios das micros de Juazeiro e Senhor de Bonfim. O município tem como prefeito Isaac Carvalho (PCdoB).

O objetivo do encontro foi formar rodas de discussão sobre os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, já que segundo uma das integrantes da Diretoria da Atenção Básica da Secretaria Estadual da Bahia (Sesab), Soraia Carvalho, Juazeiro se encontra em estágio mais avançado se comparado com outras cidades da região que aderiram ao Programa. “Nada melhor do que ouvir o exemplo do município que está dando certo. A experiência exitosa de Juazeiro é importante, sem dúvida para construção de uma saúde melhor na região”, enfatizou.

Durante o evento, profissionais da Secretaria da Saúde de Juazeiro, apresentaram o desenvolvimento das ações (autoavaliação, educação permanente, indicadores de saúde, monitoramento das ações) que já estão promovendo mudanças na assistência oferecida aos usuários nas Unidades de Saúde da Família (USF).

A Equipe de Saúde da Família (ESF) do CAIC, formada pelo médico Rodrigo Mota, pela enfermeira Irlla Vanessa Vanderlei e pela coordenadora de Saúde Bucal Ana Celeste Gaspar tiraram dúvidas sobre o Programa, trocaram experiências com o público e com isso ajudaram a fortalecer o processo do trabalho dos gestores de várias cidades. “Estamos constantemente realizando reuniões com os profissionais e a comunidade, observando os indicadores de saúde que estão baixos para sabermos qual área precisa de mais atenção. Com isso, vamos poder melhorar o atendimento nas unidades”, garantiu o médico Rodrigo Mota.

Adesão ao Programa

Logo quando o Ministério da Saúde lançou o PMAQ em setembro do ano passado, Juazeiro realizou a adesão. A inscrição era de apenas 50% das equipes, mas o município se interessou totalmente e inscreveu todas as ESF. Das 54 Equipes, 45 foram aprovadas no Programa. A avaliação foi feita observando parâmetros que vão desde a estrutura física e adequada das unidades, presença de profissionais capacitados até a oferta de um atendimento de qualidade e humanizado.

O secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, afirma que apesar da aprovação das 45 ESF, todas as 54 estão envolvidas no trabalho que tem o intuito de melhorar a gestão do cuidado, os indicadores de saúde, o acolhimento aos pacientes e a melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica.

“A saúde é prioridade da atual gestão. Muita coisa já mudou para melhor com a administração do Hospital da Criança (antiga Só Baby) e da Maternidade (antiga Clise) pela prefeitura, reabertura da Santa Casa, oferta de serviços de oncologia e cardiologia, melhorando a estrutura de urgência na cidade, enfim, muitos outros avanços. Ainda existem problemas pontuais, mas a Secretaria da Saúde continua se esforçando para garantir uma assistência de qualidade para a população”, disse o gestor da pasta.

Para a coordenadora da Atenção Básica em Curaçá, Sandra Possidio, o momento era esperado com ansiedade por muitos municípios. “É um apoio essencial para o fortalecimento do trabalho e melhor desenvolvimento do Programa. Aproveitamos para tirar as dúvidas e trocar experiências. O encontro foi fundamental para evolução do trabalho, pois das cidades que conversamos, Juazeiro está em situação privilegiada e pode contribuir com nossa ação”, afirmou.

O PMAQ é um Programa que procura ampliar os serviços e assegurar maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população. O objetivo é promover movimentos de mudança na gestão para que sejam produzidos melhores atendimentos na Atenção Básica.

Destaque do Idsus

No inicio de março deste ano, os serviços de Saúde em Juazeiro receberam boa avaliação do Ministério da Saúde (MS). A pontuação de 6,24 colocou Juazeiro na liderança do ranking dos municípios de médio porte da Bahia e na quarta posição entre as capitais do Nordeste, além de ter ficado acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador, Recife e Petrolina.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro- Bahia.