Vanessa contesta denúncia de irregularidades em obra no Amazonas

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) rebateu em Plenário, nesta quinta-feira (12), críticas feitas pelo senador Alfredo Nascimento (PR-AM) a convênio assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amazonas para a pavimentação da BR-317, no trecho que liga o município de Boca do Acre (AM) ao estado do Acre.

Alfredo Nascimento havia acusado a Secretaria de Infraestrutura do Amazonas de executar a obra sem a obtenção de licenciamento ambiental e apontou também a possibilidade de superfaturamento no contrato.

Apresentando documentos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Vanessa Grazziotin repeliu a acusação de falta de licenciamento ambiental e informou que a obra já está concluída numa extensão de 65,12 quilômetros em segmentos situados fora de terras indígenas.

Segundo ela, o restante da obra não pode ainda ser concluído porque o próprio colegiado do DNIT encontrou irregularidades no convênio firmado para a execução da obra e, por isso, assumiu a responsabilidade pela estrada.

Vanessa Grazziotin afastou também a denúncia de superfaturamento, lembrando que o custo de R$ 1,3 milhão por quilômetro na parte da rodovia construída no estado do Acre foi bem maior que o de R$ 767 mil por quilômetro praticado no trecho dentro do estado do Amazonas.

— Muito me estranha o senador [Alfredo Nascimento] tratar esse problema como se nada tivesse em relação ao caso. Isso porque quando o convênio da estrada foi assinado em abril de 2009, e o término em abril de 2011, era ele que exercia o cargo de ministro dos Transportes — disse.

Agência Senado