Sem categoria

México: jardins verticais filtrarão os gases nocivos à saúde

Quem não se encanta ao ver um jardim bem cuidado? Imagine então se deparar com megaestruturas revestidas de vegetação verdinha no meio das ruas e, ainda por cima, na posição vertical. Pois é dessa paisagem que os moradores da Cidade do México andam desfrutando.

Projeto é desenvolvido pela VerdMX, organização sem fins lucrativos que promove o design verde como forma de melhorar a qualidade de vida nos espaços urbanos.

Sete gigantes jardins verticais foram instalados pelos bairros da região pelo grupo VerdMX, organização sem fins lucrativos que promove o design verde como forma de melhorar a qualidade de vida nos espaços urbanos e revitalizá-los. Os benefícios vêm em dose dupla, garantindo beleza para os olhos e ar puro para o pulmão.

Anualmente, de acordo com o VerdMX, cada metro quadrado de um jardim vertical é capaz de “capturar” até 130 gramas de poeira gerada pela poluição de carros e outras fontes. Efeito que se multiplica de acordo com o tamanho do jardim.

Um revestimento de dimensões semelhantes ao da fachada de um prédio de quatro andares pode filtrar 40 toneladas de gases nocivos à saúde, ao longo do ano, e também apreender e processar 15kg de metais pesados presentes no ar, como chumbo, cádmio e cobre.

Em larga escala, os jardins verticais também ajudam a reduzir as ilhas de calor nas cidades. Segundo o VerdMX, a iniciativa mexicana, que tem patrocínio da Nissan, é pioneira no mundo. “Embelezar os espaços urbanos e melhorar o ar que as pessoas respiram é uma forma de crescerrmos como país e de sensibilizar os cidadãos da necessidade de cuidarmos do meio ambiente”, diz o grupo.