Sem categoria

Terremotos na Indonésia geram tsunami e alerta 28 países

Em um intervalo de cerca de duas horas, dois terremotos, de magnitudes 8,6 e 8,2, atingiram a capital da província, Banda Aceh, na costa da ilha de Sumatra, na Indonésia, nesta quarta-feira (11), gerando um tsunami que se dirige para a costa da província indonésia de Sumatra.
teve de a capital da província

De acordo com informações da imprensa internacional, o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, dos EUA, o epicentro do terremoto foi a 495 km. A agência disse que gerou alerta de tsunami para toda a região do Oceano Índico, que engloba 28 países.

Segundo a agência EUA, o primeiro tremor gerou um tsunami de baixa dimensão no Oceano Índico. Victor Sardina, geofísico da agência americana baseada no Havaí, disse que não há previsão para a chegada da onda na costa. "Não parece um tsunami grande", disse. "Mas nós ainda não estamos monitorando, pois os tsunamis vêm em ondas."

O segundo terremoto, de magnitude 8,2, ocorreu cerca de duas horas depois de um primeiro. O tremor secundário foi localizado a 16 quilômetros de profundidade, considerado raso, segundo a Agência Geológica dos Estados Unidos, que monitora tremores, e às 16h43 locais (7h43 de Brasília).

Em nota, as autoridades da Indonésia relataram um aumento do nível do mar de 0,8 metro na região costeira de Aceh, onde moradores, em pânico, já deixam as áreas mais baixas. Eles também registraram ondas de cerca de um metro de altura. Moradores também deixam áreas costeiras da Índia.

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, afirmou que não há relatos de vítimas ou danos.

"Não há ameaça de tsunami apesar de estarmos em alerta", disse ele em entrevista ao lado do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que visita a Indonésia. "A situação em Aceh está sob controle, há um pouco de pânico, mas as pessoas podem ir para lugares altos."

Outros países

O terremoto inicial foi sentido até em Bangcoc, capital da Tailândia, e no sul da Índia, segundo moradores.

Em Bangalore, na Índia, centenas de trabalhadores saíram correndo de seus escritórios, e o porto de Chennai, também na Índia, foi fechado devido ao risco de tsunami.

Autoridades das ilhas Andaman e Nicobar, na Índia, ao norte do local onde aconteceu o terremoto, disseram que ondas de até 3,9 metros podem atingir a área.

Em Bangladesh, onde dois tremores foram sentidos, as autoridades disseram não haver risco aparente de tsunami. A Austrália também descartou essa ameaça.

O governo da Tanzânia, na África Oriental, também lançou um alerta de tsunami para sua região costeira.

Com agências