Magalhães: “a ZPE não existiria sem a Assembleia”

 

 Durante a visita à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) os 20 deputados estaduais aceitaram o convite do secretário Edvaldo Magalhães para uma via-gem ao Peru, pela Transoceânica, para conhecer os Portos de Illo e Matarani.
A intenção é conhecer de perto a logística oferecida para a comercialização de produtos, bem como as facilidades para que produtos sejam importados e exportados a partir da ZPE do Acre.
A data da visita ainda será definida. A expectativa é que aconteça nos próximos dias, faltando apenas alguns ajustes nas agendas do secretário Edvaldo Magalhães e dos parlamentares.
“Precisamos conhecer as coisas de perto para colocarmos o coração. Tenho certeza que essa será uma viagem importante, onde poderemos tirar dúvidas e conhecer essa estrada que tantos benefícios trará para nosso Estado”, afirmou Magalhães.
O presidente da Assembleia, deputado Élson Santia-go, fez questão de destacar a importância da visita para que os parlamentares possam conhecer melhor o projeto da ZPE para que assim, possam ajudar na concretização do empreendimento, que segundo ele, será fundamental para o desenvolvimento do Estado.
Para Élson Santiago, a dedicação e o empenho dos ex-governadores Jorge Viana e Binho Marques, bem como do atual governador Tião Viana e do secretário Edvaldo Magalhães, foram fundamentais para que o Acre tivesse a primeira ZPE do Brasil autorizada para funcionamento.
“Nós viemos aqui para conhecer de perto o projeto da ZPE e também para nos colocarmos à disposição para ajudar no que for necessário. Acreditamos que a instalação de indústrias aqui será importante para a geração de emprego e renda, garantindo melhorias para nossa população”, disse.
Depois de uma apresentação sobre a ZPE, o secretário Edvaldo Magalhães respondeu a questionamentos e esclareceu dúvidas dos parlamentares. A deputada Marileide Serafim (PSD) disse que sua maior preocupação é com a qualidade da BR 364. Para ela, o Governo do Estado precisa pensar em alternativas para evitar problemas futuros.
O deputado Wherles Rocha (PSDB) também manifestou preocupação com a estrada, mas na parte do Peru. Ele disse que há muito tempo a qualidade da Transoceânica é contestada.
“O próprio senador Jorge Viana, quando era governador, afirmou que essa estrada não teria capacidade para o transporte de cargas. Por isso, nossa preocupação. Na verdade essa ida ao Peru pela Transoceânica será importante para conferirmos de perto a qualidade dela”, assegurou.
Os deputados conheceram toda parte onde fun-cionará a administração e os órgãos responsáveis pela fiscalização da entrada e saída de cargas.