Ceará sedia debate internacional da Língua Portuguesa na Internet

O Estado do Ceará foi escolhido para sediar o Colóquio Internacional “A Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital”, promovido pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) entre os dias 23 e 26 de abril. No dia 23, a programação será realizada em Fortaleza. A equipe organizadora vai se reunir para o planejamento do evento e da Carta de Guaramiranga.

No dia seguinte (24), os participantes vão ser acolhidos na sede da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), na cidade de Redenção. Após o credenciamento, a programação oficial começa com a mesa de abertura e as conferências do dia. Nos dias 25 e 26, as atividades continuam no Convento dos Capuchinhos, no município de Guaramiranga, onde acontecerão as demais conferências e debates do evento.

O objetivo do Colóquio é proporcionar a troca de experiências sobre a circulação e os mecanismos de gestão que estão sendo desenvolvidos na área da Língua Portuguesa na Internet. Entre os temas discutidos estão as perspectivas e desafios da Língua Portuguesa na Internet; inclusão digital nos países lusófonos; o futuro das línguas na internet, entre outros. A programação conta com a presença de conferencistas de países como Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, República Dominicana e Estados Unidos. Os interessados em participar do Colóquio devem fazer as inscrições no blogue do IILP.

O Colóquio tem o apoio da Unilab, que vai estar representada no evento pelo reitor Paulo Speller, além de professores e servidores da Universidade. Participam também do encontro membros do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), do Núcleo Interinstitucional de Lingüística Computacional (NILC) da Universidade de São Paulo, da União Latina, do Observatório da Língua Portuguesa, do Ministério da Educação através da Secretaria da Educação Estadual, dentre outros convidados.

Fonte: Unilab