Sem categoria

Anita Garibaldi incluída no livro Heróis da Pátria

A heroína catarinense Anita Garibaldi (1821-1849) deve ter seu nome inscrito, em breve, no Livro dos Heróis da Pátria. O Senado aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que determina a homenagem. Agora o texto vai para sanção presidencial. O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) foi o relator da matéria.

A intenção original da autora do projeto, a ex-senadora Serys Slhessarenko, era prestar a homenagem no dia 4 de agosto de 2009, que marcou o 160º aniversário da morte de Anita Garibaldi. Como a proposta só foi votada na Câmara em 2010, os deputados apresentaram emenda para retirar essa previsão do texto.

Anita Garibaldi, nascida Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, foi esposa do herói italiano Giuseppe Garibaldi, que no Brasil lutou pelos ideais republicanos contra o Império. Anita conheceu Giuseppe em 1837, durante a Guerra dos Farrapos, quando as forças da República Rio-Grandense tomaram a cidade catarinense de Laguna. Com o tempo, ela aprendeu a manejar armas e passou a acompanhar o marido nas batalhas.

De acordo com a Lei 11.597/07, o Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, destina-se ao registro perpétuo do nome dos brasileiros ou de grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida à Pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo. A distinção só pode ser concedida no mínimo 50 anos depois da morte do homenageado.

O senador Inácio Arruda foi o relator da matéria na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. “Tal reconhecimento é justo e meritório pois Anita participou das lutas em Imbituba, na tomada de Laguna, e em Curitibanos, quando foi presa pelas forças legalistas. Conseguiu escapar da prisão e fugiu para Lages, onde se transformou em enfermeira dos sobreviventes.”, afirmou Inácio.

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)