Sem categoria

Irã: negociação com países ocidentais poderá ocorrer em Bagdá

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Ali-Akbar Salehi, disse hoje (4), que seu governo considera que o Iraque ou a China poderão sediar as negociações nucleares com o chamado P5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia e China – mais a Alemanha), marcadas para o dia 13, divulgou a agência iraniana de notícias Mehr. Outra opção é a Turquia. 

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Ali-Akbar Salehi

A decisão definitiva do Irã sobre a sede das conversações será anunciada depois que o negociador iraniano, Saeed Jalili, se encontrar com o presidente Mahmoud Ahmadinejad.

A oferta iraquiana responde a uma solicitação feita pelo Ministério de Relações Exteriores do Irã no dia anterior, disse a agência chinesa Xinhua, e foi anunciada depois de uma reunião entre uma delegação iraniana e o ministro iraquiano de Relações Exteriores, Hoshyar Zebari.

“A delegação expressou a vontade de Teerã de que a reunião ocorra em Bagdá”, informou um porta-voz do governo iraquiano. As conversações entre o Irã e as potências imperialistas estão paradas há um ano. O porta-voz iraquiano informou também que os embaixadores dos EUA, Grã-Bretanha, França e Alemanha foram informados e expressaram satisfação com o plano do Iraque sediar as negociações.

Com informações da agência Xinhua