Sem categoria

Comunistas cubanos chamam indianos a lutar por mundo mais justo

Os comunistas cubanos parabenizaram, nesta terça-feira (3), o Partido Comunista da Índia-Marxista (PCI-M) em ocasião de seu 20º Congresso e incentivaram seus membros a continuar lutando juntos por um mundo mais justo.

A saudação do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC) foi transmitida pelo embaixador cubano na Índia, Abelardo Cueto, convidado para sessão de solidariedade do evento, que tem sede na cidade de Kozhikode, no estado de Kerala, ao sul.

A mensagem ressaltou que "perante os grandes desafios que encara a humanidade, a luta de ambos partidos e povos joga um papel decisivo na garantia da independência, a soberania e a identidade nacionais, e a conquista de um mundo onde impere a paz e a justiça social".

E afirmou que "depois de um amplo debate popular, e por mandato do 6º Congresso do PCC, o povo e os comunistas cubanos estão imersos na atualização do modelo econômico e social do país para garantir a continuidade do projeto socialista.

Explicou que, paralelamente a isso, Cuba resiste com coragem a um bloqueio econômico, comercial e financeiro há mais de meio século, e trava outras importantes batalhas, como a exigência de liberdade para cinco cubanos presos nos Estados Unidos por alertar a sua pátria de novas ações terroristas.

"É a unidade do nosso povo em torno do Partido o que nos permitiu enfrentar enormes desafios durante estes 54 anos de Revolução", afirmou.

Depois de transmitir uma "saudação revolucionária" aos membros e dirigentes do (PCI-M) e desejar-lhes sucesso em seu trabalho, a mensagem reafirmou o compromisso de "continuar desenvolvendo os vínculos entre os comunistas cubanos e indianos".

"Estamos muito agradecidos por suas inesquecíveis expressões de verdadeira amizade e solidariedade para a Revolução cubana e reafirmamos que Cuba continuará na construção do caminho socialista", concluiu.

Fonte: Prensa Latina