Sem categoria

Líder palestino é punido em prisão israelense

O líder palestino Marwan Barghuti, detido em uma prisão israelense, foi sancionado pelas autoridades penitenciárias por ter lançado recentemente um chamado à "resistência popular pacífica", informou a rádio pública israelense na noite deste domingo (1º).

Barghuti foi isolado e não está autorizado a realizar refeições, completou a rádio, que não informou quanto tempo essas punições durarão. De acordo com a porta-voz da administração penitenciária de Israel, Sivan Weizman, Barghuti permanecerá no regime de isolamento durante uma semana. Ele não poderá receber visitas nem comparecer ao refeitório durante um mês.

A porta-voz lembrou ainda que Barghuti já foi punido antes. Na ocasião, o argumento foi o de que ele teria um telefone celular na cela.

"Faço um chamado ao grande povo palestino à unidade, à coesão, à criação de um governo de unidade nacional, e a prosseguir com a resistência popular e pacífica para colocar fim à ocupação israelense", declarou Barghuti na quarta-feira, à imprensa, ao comparecer como testemunha diante de um tribunal israelense em Jerusalém.

Marwan Barghuti, um dos líderes da segunda Intifada palestina (2000-2005), foi condenado a cinco penas de prisão perpétua por um tribunal israelense por sua participação em ataques mortais.

Interrogado como testemunha, devido a uma denúncia norte-americana contra a direção palestina, negou-se a responder, segundo afirmou seu advogado, Elias Sabbagh. Muito popular entre os palestinos, Barghouti, que foi secretário-geral do Fatah na Cisjordânia, é apontado como um possível sucessor do presidente Mahmoud Abbas.

Fonte: AFP