Governo e marceneiros acreanos comemoram avanços no setor

 

edvaldo

 Marceneiros de vários municípios se reuniram no final da manhã de ontem, no Pólo Moveleiro de Rio Branco, com o governador em exercício, César Messias, com o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães e com o diretor-presidente do Imac, Fernando Lima, para avaliar os resultados das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em prol do setor Marceneiro e Moveleiro.

Na oportunidade, foi comemorado o Dia do Marceneiro, celebrado no dia 19 de março. Também foram definidos pontos para serem debatidos durante o II Encontro dos Marceneiros, que será realizado em Abril.

Os marceneiros fizeram questão de agradecer o apoio do Governo do Estado, através do Programa de Apoio ao Setor Marceneiro e Moveleiro, que está sendo executado desde abril de 2011. Eles destacaram, entre outras coisas, a facilidade ao acesso à matéria-prima, a legalização dos empreendimentos e o programa de compras governamentais.

“Mais uma vez queremos agradecer o apoio dado pelo governador Tião Viana e pelo secretário Edvaldo Magalhães para os marceneiros do Acre. Deixamos de ser tratados como bandidos para sermos valorizados”, afirmou o presidente da Centra de Cooperativa dos Marceneiros do Acre, João Evangelista.

O presidente do Sindmóveis, Francisco Augusto de Souza, lembrou que muitos marceneiros não tinham condições de trabalhar e viviam na clandestinidade. Emocionado, ele afirmou que várias marcenarias foram fechadas e marceneiros presos.

“Hoje vivemos uma nova realidade. Conseguimos fechar negócios até com o Governo do Estado, competindo de igual para igual com as grandes empresas. Estamos produzindo o mobiliário escolar e ao mesmo tempo, fazendo novos investimentos. Isso representa um novo momento para o setor”, disse.

Governo renova apoio aos marceneiros

O governador em exercício, César Messias, fez questão de destacar a importância do Programa de Apoio ao Setor Marceneiro, lembrando que o governador Tião Viana tem se esforçado para garantir melhorias para marceneiros de todo Estado.

“Se olharmos para trás, veremos que temos muito o que comemorar. Muitas foram as conquistas para os nossos marceneiros. Tudo isso, graças à decisão do nosso governador Tião Viana que tomou as medidas certas e soube escolher o Edvaldo Magalhães para está a frente desse trabalho”, destacou.

Afirmando que o II Encontro de Marceneiros do Acre será um momento importante para definir novas ações para garantir benefícios para o setor, o secretário Edvaldo Magalhães disse que muitos foram os avanços, mas que será necessário avançar ainda mais.

“Precisamos ir mais longe. Avançamos muito. O que pactuamos no I Encontro estamos cumprindo. Mas vamos definir novas metas e cumprir. Nosso objetivo é que os marceneiros do Acre tenham as condições necessárias para trabalhar”, afirmou.

O diretor-presidente do Imac Fernando Lima, disse que o órgão continuará sendo parceiro dos marceneiros, adotando as medidas necessárias para que possam continuar trabalhando com segurança e dentro da legalidade.