Assembleia Legislativa da Bahia celebra os 90 anos do PCdoB

Representantes de diversos partidos políticos com atuação na Bahia, deputados estaduais de diversos partidos, gestores, líderes dos movimentos sociais, além de dezenas de militantes comunistas lotaram o plenário da Assembléia Legislativa da Bahia, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (2) para a sessão especial em celebração aos 90 anos do PCdoB. O governo da Bahia foi representado no evento pelo governador em exercício, Otto Alencar (PSD).

A sessão demonstrou mais uma vez o respeito e a admiração que o PCdoB tem entre outras agremiações partidárias. Os presidentes estaduais do PT, PP, PDT e do PSB, além do PSD participaram da homenagem, que teve ainda a presença de 33 deputados estaduais de diversos partidos, além da bancada comunista composta por Kelly Magalhães, Álvaro Gomes e Fabrício Falcão, que foram os proponentes da homenagem. Foi lembrada a participação do PCdoB nas principais lutas do povo brasileiro nestes 90 anos, ressaltando a atuação destacada no enfrentamento à ditadura militar e na redemocratização do país.

Muitos comunistas também foram homenageados durante o evento. Washington Jose de Souza, Loreta Valadares, Paulo Colombiano, Catarina Galindo, Gustavo da Silveira e José Caires Meira foram lembrados como exemplos dos que tombaram na luta, mais recentemente. A senadora Lídice da Mata (PSB) homenageou também, como já havia feito no Senado Federal, o ex-deputado federal e diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, o dirigente do PCdoB, Péricles de Souza e a líder da luta feminista, Loreta Valadares, considerados por ela as grandes referências do partido na Bahia, cada um por suas especificidades e forma diferenciada de atuação.


Candidatura do PCdoB

Em seu discurso, a senadora Lídice, também ressaltou a legitimidade do PCdoB apresentar a pré-candidatura de Alice Portugal à Prefeitura de Salvador. “O PCdoB sempre foi um partido que buscou avanços através da participação em frentes políticas. Esta tese foi criticada por alguns, mas as maiores conquistas que tivemos no país se deu através deste mecanismo”, disse Lídice, acrescentando que uma frente não pode ter a apenas a coordenação de um partido, mas a participação igualitária de todos.

A legitimidade de pré-candidatura de Alice Portugal também foi defendida pelo texto do representante do Comitê Central do PCdoB no evento, Haroldo Lima, que foi lido pela deputada Kelly Magalhães, já que Lima estava afônico. “O nosso Comitê Central acabou de se reunir a dois dias e verificou que o Partido tem condições de contribuir para o aprimoramento político em curso, apresentando candidatos e candidatas a prefeito de muitas cidades brasileiras e constatou que nove destas são capitais de estados, incluindo Salvador. O partido tomou a decisão de levar estas candidaturas até o fim, o que significa que a candidatura de Alice Portugal vai nessa cidade de São Salvador, até a vitória”, escreveu Haroldo Lima.

O governador em exercício, Otto Alencar, também se referiu à candidatura do PCdoB , em Salvador e lembrou da época em que foi colega de Alice Portugal na Assembléia Legislativa, manifestando sua admiração pela atuação da deputada e de outras lideranças comunistas. “O PCdoB tem condições de disputar, ganhar e governar bem, caso vença a eleição”, declarou Alencar.

Depois de tantas homenagens, coube ao presidente do PCdoB na Bahia e deputado federal, Daniel Almeida, a tarefa de agradecer em nome do Partido a tantas manifestações de apreço. “Agradeço aos deputados e deputadas que aprovaram por unanimidade a realização desta sessão, ao governador em exercício pela presteza em aceitar o convite para o evento, aos representantes dos demais partidos aqui presentes e também a todos os amigos do PCdoB que expressaram nesta sessão a compreensão deste momento político do Brasil. Agradecer, principalmente a aqueles que são alma e sangue do partido, que são os militantes comunistas, que estão sempre a frente das batalhas em todo o país e na Bahia”, conclui.

De Salvador,
Eliane Costa