Sem categoria

EUA: Romney e Gingrich podem selar pacto para enfrentar Obama

Os pré-candidatos presidenciais estadunidenses Mitt Romney e Newt Gingrich se reuniram em segredo no estado de Louisiana, e deram origem hoje a rumores sobre um.

O ex-governador de Massachusetts lidera as eleições internas do partido opositor com 16 estados e 568 delegados, enquanto que o ex-porta voz da Câmara de Representantes ficou atrás com apenas duas vitórias e 135 representantes.

Ambos se encontraram em um hotel de Nova Orleans há uma semana, o que indica que entre os temas em discussão estivesse o possível abandono de Gingrich e sua inclusão em um potencial futuro governo de Romney.

Nenhuma das campanhas confirmou as especulações e estas só continuam no âmbito de círculos midiáticos, depois que os jornais The Washington Times e The Huffington Post informaram sobre o encontro privado.

Faltando ainda vinte eleições primárias republicanas, Gingrich prometeu a seus seguidores que permanecerá na disputa até a Convenção Nacional de agosto, momento no qual será oficialmente nomeado o rival do presidente Barack Obama.

O governante democrata mantém uma vantagem de dois dígitos sobre os principais rivais republicanos para as votações gerais de novembro, confirmou uma pesquisa de opinião pública nos Estados Unidos.

Se as eleições presidenciais fossem esta semana, Obama ganharia com uma diferença de 54 a 43% contra o ex-governador Romney, que acumulou quatro milhões 128 mil votos desde o início do processo em Iowa no dia 3 de janeiro deste ano.

Obama sairia triunfante contra o ex-senador Rick Santorum com uma margem de 55-42%, colocação que representa uma recuperação considerável quando comparada às estatísticas de fevereiro, que eram 52-45%.

Também aumentou 13 pontos desde janeiro o número de estadunidenses que consideram adequado o rumo econômico nacional, e o índice de aprovação de Obama passou de 50%, indicou a pesquisa da CNN e da agência ORC International.

O Partido Republicano realizará as próximas eleições internas no dia 3 de abril, nos estados de Maryland, Washington e Wisconsin. Cidadãos do Texas e da Califórnia – com 155 e 172 delegados respectivamente – irão depois às urnas mais desejadas pelos quatro candidatos à Casa Branca.

Fonte: Prensa Latina