Sem categoria

EUA é responsabilizado por testes nucleares nas Ilhas Marshall

A Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu nota, nesta sexta-feira (30), responsabilizando os Estados Unidos pela situação na qual se encontram as comunidades das Ilhas Marshall como consequência de testes nucleares estadunidenses realizados entre 1946 e 1958.

Segundo o relatório, entre 1946 e 1958 foram realizadas 67 provas nucleares nessas ilhas, administrados então pelos Estados Unidos.

Segundo o especialista da ONU, Calin Georgescu, que apresentou relatório do centro de notícias do organismo mundial, os testes forçaram a população a abandonar seus lugares de origem e seu modo de vida indígena.

O especialista é o relator especial das Nações Unidas sobre os efeitos nocivos à humanidade. Segundo ele, devido ao transporte e derramamento ilícitos de produtos e resíduos tóxicos e perigosos a região foi fortemente afetada.

“Mais de 60 anos após os experimentos realizados pelos Estados Unidos nesses territórios, continuam sem solução os problemas ocasionados pelo deslocamento das comunidades prejudicadas”, indicou.

Georgescu mencionou especificamente as populações das ilhas Bikini, Enewetak, Rongelap e Utrik. “Os habitantes de muitas comunidades se sentem como nômades em seu próprio país e uma boa quantidade deles têm problemas de saúde devido a efeitos dos testes nucleares”, agregou.

O relator especial da ONU destacou a necessidade de executar medidas estratégicas e de longo prazo para combater as consequências daquele programa de testes.

Com informções da Pensa Latina