Sem categoria

Netinho: “Minha luta para valorizar os trabalhadores é antiga”

O comitê municipal de São Paulo está realizando reuniões com uma série de segmentos para construir um programa que será defendido pelo pré-candidato do PCdoB à Prefeitura de São Paulo Netinho de Paula.

De São Paulo, Joanne Mota e Mariana Viel

“A ideia do comitê municipal na plenária com o movimento sindical, realizada nesta quinta-feira (29), em São Paulo, é iniciar um processo de discussão sobre qual seria a plataforma adequada para uma candidatura do PCdoB defender no processo eleitoral”, disse ao Vermelho Wander Geraldo, presidente do comitê municipal do Partido.

Segundo ele, esse primeiro encontro debate a realidade econômica de São Paulo, com foco no crescimento e desenvolvimento econômico, considerando todos os potencias que a capital possui. “São Paulo precisa sintonizar-se com as estratégias de crescimento econômico do país. Nesse sentido, os trabalhadores, o proletariado de São Paulo, não poderia estar de fora dessa discussão”, explica.

Além das discussões sobre o setor produtivo e o papel do trabalhador no processo de desenvolvimento, também serão promovidos encontros com setores como a Educação, a Saúde, a Segurança e o Transporte.

“Minha luta para valorizar os trabalhadores é antiga, quase que embrionária. Sou filho de gráfico, então sou testemunha do que é a luta do trabalhador na cidade de São Paulo”, explicou Netinho de Paula.

O candidato comunista salienta que em uma cidade que possui 11,5 milhões de habitantes, dos quais a maior parte são trabalhadores, não se pode pensar em desenvolvimento sem olhar para luta do trabalhador, visto que são eles que fazem a roda de São Paulo girar. “Ter os trabalhadores como protagonistas da luta política e na construção de uma nova São Paulo é fundamental para dar uma nova cara à maior cidade do país”.

Netinho lembra que “São Paulo ainda é cidade muito desigual, e uma das frentes que podem contribuir para superar essa desigualdade é entender a pauta nacional dos trabalhadores, alinhar suas propostas e assim traçar um projeto de desenvolvimento. Além disso, precisamos olhar com atenção para a juventude e para as mulheres, que sofrem com a falta de oportunidade de emprego e de melhores salários”.

“Fazemos política sem truculência. Fazemos política com propostas. Nossa postura é ouvir as opiniões e respeitar as posições divergentes, ouvindo-as e aprendendo com elas. Mas sempre pontuando a partir de nossa experiência, a partir da nossa base política”, finaliza Netinho.

Papel dos trabalhadores

Para o secretário Sindical do PCdoB, Nivaldo Santana, por sua natureza e origem popular, candidatura de Netinho pode “encarnar com bastante firmeza a visão dos trabalhadores de que São Paulo precisa ser protagonista também na luta pelo desenvolvimento, com valorização do trabalho, criação de mais empregos”.

“A cidade precisa de uma Prefeitura na qual os trabalhadores se sintam representados e contemplados e tenham condições de participar, opinar e sugerir políticas públicas. Existe uma grande defasagem, por isso é que os sindicalistas mais afinados com essas ideias certamente vão se engajar no debate programático que o PCdoB está colocando e no momento adequado, quando começar a campanha eleitoral se engajando na candidatura do Partido”, explica o secretário.

Wagner Gomes, presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) salientou que os trabalhadores têm percebido a importância de não só participar de suas campanhas salariais, mas também tomam consciência de seu papel na construção do processo político.

“Essa oportunidade de debater com o candidato Netinho torna-se fundamental para apresentar a pauta dos trabalhadores ao pré-candidato. Os trabalhadores moram em São Paulo, investem nessa cidade e têm uma opinião acerca das mudanças que são necessárias para essa grande cidade. Estamos aqui hoje para ouvir e apresentar nossas questões em torno da Saúde, Transporte, Meio Ambiente, Lazer, Emprego, ou seja, iremos discutir propostas de desenvolvimento para esta capital”, elucido o dirigente.