Sem categoria

Festival de Cinema discute presença feminina em filmes na AL

O colóquio "de certa maneira", sobre a participação feminina na produção cinematográfica na América Latina, é realizado, nesta quinta-feira (29), como parte das atividades paralelas do Festival de Cinema de Toulouse, na França.
 

O evento leva o nome de uma película de Sara Gómez, a primeira mulher cubana a realizar um filme de ficção em 1974.

Gómez faleceu aos 31 anos devido um ataque de asma quando terminava a fita, que foi concluída depois por Tomás Gutiérrez Alea, Julio García Espinosa e Rigoberto López, e estreada em 1977.

Durante o colóquio desta quinta-feira (29) se analisará como a mulher tem passado de ser só atriz para se converter também em roteirista, produtora e diretora cinematográfica.

Ademais se debaterá sobre a abordagem na cinematografia de problemas que afetam às mulheres, como o machismo, a desigualdade de gênero e a violência.

Uma das convidadas para o encontro é Ariagna Fajardo, membro da equipe de criação da Televisão Serrana, projeto nascido em 1993 em Cuba com o objetivo de refletir e defender os valores culturais, sociais e históricos dos habitantes da Sierra Mestre, o maciço montanhoso mais alto do país.

Segundo os organizadores do colóquio, o aumento da participação feminina no cinema latino-americano é uma mostra da vontade da mulher de conquistar espaços e lutar por seus direitos.

Dos filmes em competições serão projetados a "A destruição da ordem vigente", de Afasto Franzetti, Argentina; "A linguagem dos machetes", de Kyzza Terraços, México; "O estudante", de Santiago Mitre, Argentina; e "Rio de ouro", de Pablo Aldrete, México.

Também se exibirão os documentários "Sibila", da chilena Teresa Arredondo, e "Testemunha", de Marcelo Grabowsky, Brasil.

O Festival Cinelatino abriu suas portas em 23 de março e se estenderá até 1º de abril.

Fonte: Prensa Latina