Enquete revela que maioria concorda com rejeição das contas de JH

O PCdoB continuou nesta quinta-feira (29/3) a enquete com a população sobre a rejeição das contas de 2010 do prefeito João Henrique Carneiro (PP), iniciada na semana passada. O resultado mostrou que 96,49% das pessoas que votaram disseram ser a favor da manutenção do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que rejeita as contas de 2010, pela Câmara de Vereadores.

A enquete foi realizada pelo PCdoB em dois momentos: no dia 22 de março, em frente à Câmara de Vereadores, durante a reunião da Comissão de Finanças que também reprovou as contas, e hoje, na Praça da Piedade, durante a manifestação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em comemoração ao aniversário de Salvador.

Das 1.374 pessoas que votaram nos dois dias, 1.326 responderam que aprovavam a rejeição das contas do prefeito, o que equivale a 96,49% do total. Apenas 48 pessoas disseram ser contra a reprovação das contas de 2010, 3,51% dos participantes.

O resultado da consulta reforça o posicionamento do PCdoB de que a apreciação do parecer do TCM pela Câmara Municipal não deve ser jogada para um futuro indefinido, como querem alguns vereadores. “As manobras de protelação arquitetadas pela Prefeitura e sua base na Câmara têm o objetivo de jogar o assunto no esquecimento e evitar a mobilização popular pela rejeição das contas de João Henrique. Nós não podemos aceitar isso”, disse o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo.

O partido participa de uma grande mobilização, em conjunto com entidades dos movimentos sociais, como a Federação das Associações de Bairros de Salvador, a CTB Bahia, UNE, ABES, UEB, Unegro e diversos sindicatos, para reivindicar que os vereadores votem o parecer do TCM o mais rápido possível. “A população já deixou claro que acredita no parecer técnico do TCM, que aponta irregularidades nas contas. Agora os vereadores também terão que se pronunciar”, concluiu Galindo.

De Salvador,
Eliane Costa.