Salvador sedia o 7º Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Milhares de formadores de opinião – sobretudo educadores, ambientalistas, pesquisadores e ativistas conectados por meio de redes de educação ambiental – confirmaram presença no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA), o maior evento do setor, que acontece entre os dias 27 e 31 de março, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

Com o tema central "Rumo à Rio + 20 e às Sociedades Sustentáveis", o VII FBEA já consta como evento preparatório oficial da sociedade civil para a Rio + 20, a Conferência que a ONU realizará em junho, com missão de avaliar os avanços da Eco-92 e perspectivas futuras, com foco na "economia verde" e "governança global".

Segundo a coordenadora geral do VII FBEA, Tita Vieira, o dia 30 de março será dedicado ao evento mundial, com uma Conferência e nove Diálogos Rio+20, em que especialistas debaterão com o público quais contribuições dos educadores ambientais levar para o evento.Outro destaque, diz ela, será a II Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental, no dia anterior, que revisitará o principal documento estruturado pela sociedade civil na Eco-92 e que, desde então, é a referência mor para quem atua na área: o Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Na condução do debate, estarão personalidades do setor que coordenaram a construção do Tratado, vinte anos atrás.

Entre os pelo menos 20 encontros paralelos, organizados por coletivos e redes de educação ambiental, estão os de Educação Ambiental com os Catadores, dos Pontos de Cultura e o de Educomunicação, uma nova área em ascensão. Voltado ao bem estar e ecologia interior, o espaço denominado "Tenda Sagrada" oferecerá aos participantes desde sessões abertas de danças circulares e biodança, até o curioso Teatro Lambe-Lambe e a Trilha da Vida – experiência sensorial única criada em Santa Catarina há 15 anos.

Logo ao lado, a Feira Sustentável – ambiente previsto para ações e demonstrações de economia solidária – incluirá um leque de atividades artistico-culturais. Neste quesito, entram a exposição, com a comercialização de produtos criativos, e uma variedade de manifestações culturais. Enquanto isso, a Feira Agroecológica e Familiar e a das Reservas Extrativistas Marinhas ultrapassarão a proposta de apresentação da técnicas de produção que respeitam o ambiente, para instigar o fomento de negócios, a divulgação e a troca de experiências.

Mas a grande novidade do VII FBEA deve ser o crescimento de ações interativas, que marcam a evolução do setor. Entre elas, está o Café Social REBEA, que se apoiará na técnica do world cafe. Nela, ao invés do tradicional palco-platéia, os participantes distribuem-se em micro mesas temáticas dispostas num mesmo espaço, trocando de micro mesa a cada 20 minutos. Em cada uma, um anfitrião/relator cumpre o papel de receber e atualizar os novos integrantes, e de animar os debates de tal modo que, ao final, todos participaram em tudo.

"Além de um poderoso instrumento para fazer emergir a inteligência coletiva dos participantes sobre um dado tema, esta metodologia incentiva o uso de novas formas de decisão e construção coletiva proporcionando horizontalização aos processos", explica Vivianne Amaral condutora da atividade, ao frisar que, nesse café social, os temas se relacionam à organização e sustentabilidade da "rede das redes de educação ambiental", REBEA.

Realizado pela Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA (formada pela articulação de 45 redes e coletivos de educação ambiental no país), com a Rede Baiana de Educação Ambiental – REABA, e Instituto Roerich de Paz e Cultura do Brasil, o VII FBEA já conquistou o apoio institucional de três Ministérios – da Educação, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário -, além de órgãos estaduais – Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, da Educação e do Planejamento -, da Itaipu Binacional, do CNPq e do SESC-BA. O VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA) tem um espaço virtual, onde dá para buscar mais informações e fazer inscrições: http://viiforumeducacaoambiental.org.br.

Fonte: Ascom do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental