Sem categoria

Raúl Castro saúda o Papa enaltecendo resistência do povo cubano

O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu na última segunda-feira (26) o papa Bento XVI, que se encontra na Ilha socialista para uma visita de dois dias. Em nome de todo o povo cubano, Raúl Castro deu ao papa as boas vindas, destacando em seu discurso a fraternidade e solidariedade do povo cubano, suas virtudes patrióticas, princípios éticos e a resistência às tentativas que a maior potência que a história já conheceu de despojar o país do direito à liberdade, à paz e à justiça. Leia a íntegra:

Santidade,

Cuba o recebe com afeto e respeito e se sente honrada con sua presença. Encontrará aqui um povo solidário e instruído que se propôs alcançar toda a justiça e fez grandes sacrificios.

De Martí aprendemos a render culto à dignidade plena do homem e herdamos a fraterna fórmula que seguimos até hoje: “com todos e pelo bem de todos”.

Cintio Vitier, insigne intelectual e cristão, escreveu que “o verdadeiro rosto da Pátria… é o rosto da justiça e da liberdade” e que “a Nação não tem outra alternativa: ou é independente ou o deixa de ser em absoluto”.

A potência mais poderosa que a História já conheceu tentou despojar-nos, infrutiferamente, do direito à liberdade, à paz e à justiça. Com virtude patriótica e princípios éticos, o povo cubano fez tenaz resistência, sabendo que exercemos também um direito legítimo quando seguimos nosso próprio caminho, defendemos nossa cultura e a enriquecemos com o aporte das ideias mais avançadas.

Sem razão, calunia-se Cuba, mas nós confiamos em que a verdade, da qual jamais nos afastamos, sempre abre caminho.

Catorze anos depois que o papa João Paulo II nos visitou, o bloqueio econômico, político e midiático contra Cuba persiste e, inclusive, endureceu no setor financeiro. Como aparece no memorando norte-americano de 6 de abril de 1960, desarquivado décadas depois, seu objetivo continua sendo (cito) “… causar fome, desespero e o derrocamento do governo”.

Apesar disso, a Nação continuou, invariavelmente, mudando tudo o que deve ser mudado, conforme as mais elevadas aspirações do povo cubano e com a livre participação deste nas decisões trascendentais de nossa sociedade, incluídas as econômicas e sociais que em quase todo o mundo são patrimônio de estreitas elites políticas e financeiras.

Várias gerações de compatriotas se uniram na luta por elevados ideais e nobres objetivos. Enfrentamos carências, mas nunca faltamos ao dever de compartilhar com os que têm menos.

Só como demonstração de quanto se poderia fazer se prevalecesse a solidariedade, menciono que na última década, com a ajuda de Cuba foram preparados dezenas de milhares de médicos de outros países, devolveu-se ou melhorou a visão de 2,2 milhões de pessoas de baixa renda e se contribuiu para ensinar a ler e escrever a 5,8 milhões de analfabetos. Posso assegurar-lhe que, dentro das modestas possibilidades de que dispomos, nossa cooperação internacional continuará.

Santidade,

Comemoramos o 4º Centenário do achamento e da presença da imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, que traz bordado em seu manto o escudo nacional.

A recente peregrinação da Nossa Senhora da Caridade do Cobre por todo o país, uniu nosso povo, crentes e não crentes, em um acontecimento de grande significado.

Aguardam-na em Santiago de Cuba, que foi protagonista de gloriosos episódios na história de lutas dos cubanos por sua definitiva independência e também no povoado de Cobre, onde a Coroa espanhola teve que conceder a liberdade aos escravos sublevados nas minas, oitenta anos antes da abolição de tão infame instituição em nosso país.

Satisfazem-nos as estreitas relações entre a Santa Sé e Cuba, que se desenvolveram sem interrupção durante setenta e seis anos, sempre baseadas no respeito mútuo e na coincidência em assuntos vitais para a Humanidade.

Nosso governo e a Igreja Católica, Apostólica Romana em Cuba mantemos boas relações.

A Constituição cubana consagra e garante a plena liberdade religiosa de todos os cidadãos e, sobre essa base, o governo mantém boas relações com todas as religiões e instituições religiosas em nosso país.

Santidade,

Há quase vinte anos Fidel surpreendeu a muitos ao proclamar que “uma importante espécie biológica está em risco de desaparecer pela rápida e progressiva liquidação de suas condições naturais de vida: o homem”.

Há crescentes ameaças à paz e a existência de enormes arsenais nucleares é outro grave perigo para o ser humano. A água ou os alimentos serão depois dos hidrocarburantes a causa das próximas guerras de despojo. Com os recursos que são dedicados a produzir mortíferas armas, a pobreza poderia ser eliminada. O desenvolvimento vertiginoso da ciência e tecnologia não se encontra a serviço da solução dos grandes problemas que inquietam os seres humanos. Frequentemente servem para criar reflexos condicionados ou para manipular a opinião pública. As finanças são um poder opressivo.

Em vez da solidariedade, se generaliza uma crise sistêmica, provocada pelo consumo irracional nas sociedades opulentas. Una ínfima parte da população acumula enormes riquezas, enquanto crescem os pobres, os famintos, os doentes sem atenção e os desamparados.

No mundo industrializado, os “indignados” não suportam mais a injustiça e, especialmente entre os jovens, cresce a desconfiança em modelos sociais e ideologias que destroem os valores espirituais e produzem exclusão e egoísmo.

É certo que a crise global tem também uma dimensão moral e que prevalece a falta de conexão entre os governos e os cidadãos aos quais dizem servir. A corrupção da política e a falta da verdadeira democracia são males de nosso tempo.

Nestes e em outros temas apreciamos a coincidência com suas ideias.

Frente a tantos desafios, Nossa América se une em sua soberania e tenta uma integração mais solidária para tornar realidade o sonho bicentenário de seus Próceres.

Sua Santidade poderá dirigir-se a um povo de convicções profundas que o escutará atento e respeitoso.

Em nome da Nação, lhe dou as mais calorosas boas vindas.

Muito obrigado.

Veja o vídeo com o discurso de Raúl Castro:

Fonte: Cubadebate
Tradução da Redação do Vermelho