Sem categoria

Estudantes do estado de S. Paulo debatem desafios de suas cidades

Transporte, meio ambiente, emprego, segurança, tecnologias, cultura, tolerância, esporte, educação, moradia, empreendedorismo, saúde. Quais são os principais desafios das cidades paulistas hoje e no futuro, segundo a visão da sua juventude? Para chegar a essa resposta, a União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) promove, a partir de quinta-feira (29), o Circuito UniverCidade, que promoverá uma série de debates e atividades culturais em 15 universidades, de 12 cidades no estado de São Paulo.

Segundo a entidade, trata-se de uma ação inédita que promoverá encontros com legisladores, representantes de organizações não governamentais, artistas, esportistas, ambientalistas, profissionais liberais e intelectuais.

Além da capital paulista, estão inclusas no roteiro as cidades de Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Campinas, Piracicaba, São Carlos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente e Sorocaba.

O Circuito, realizado em conjunto com a União Nacional dos Estudantes (UNE), também tem entre os seus objetivos produzir um documento final, sobre a realidade de cada município visitado, contendo as reivindicações do movimento estudantil paulista para as eleições municipais do segundo semestre, sendo encaminhado aos candidatos a prefeito das respectivas cidades.

A ideia é que cada cidade discuta um tema diferente como: direitos humanos e segurança na cidade; trabalho e empreendedorismo; direito à moradia; ciência e tecnologia; novas tecnologias e internet; esporte, lazer e qualidade de vida; tecnologias de transporte e políticas de mobilidade urbana; agricultura sustentável; cultura da ética, da estética e da economia; saúde e saneamento básico; energias renováveis; resíduo e meio ambiente; eficiência nos serviços, participação e gestão pública; educação integral e transformadora.

Roteiro

29/03 – Santos: UNISANTA

02/04 – São José dos Campos: Câmara Municipal

04/04 – São Bernardo do Campo: Metodista

10/04 – Campinas: Unicamp

12/04 – Sorocaba: Uniso

18/04 – São Carlos: UFSCar

23/04 – Ribeirão Preto: USP

25/04 – São José do Rio Preto: UNIRP

27/04 – Marília: Unesp

04/05 – Presidente Prudente: Unesp

09/05 – Piracicaba: Unimep

14/05 – São Paulo/ Uninove

15/05 – São Paulo/ Unip e FMU

Fonte: UNE