Câmara de Maracanaú presta homenagem aos noventa anos do PCdoB

Em homenagem aos 90 anos do PCdoB, a Câmara Municipal de Maracanaú realizou sessão solene na manhã da última sexta-feira, 23. O requerimento foi proposto por Chico Barbeiro, Presidente da casa legislativa e do Comitê Municipal do Partido em Maracanaú. A galeria ficou repleta de simpatizantes, filiados e militantes do PCdoB. O número de presentes foi superior ao que normalmente tem nas sessões legislativas.

Diversas autoridades políticas estiveram presentes entre elas o ex-prefeito Vianinha, o Prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, o vice-Prefeito Firmo Camurça, além de presidentes de partidos integrantes da base do Governo e de Secretários Municipais.

Os trabalhos foram dirigidos pelo Presidente da Câmara, Vereador Chico Barbeiro. A mesa foi composta por lideranças do PCdoB com a participação d a Secretária de Assistência Social, Ieda Castro; Nonato César, ex-presidente do PCdoB; Andrerson Rafael; Deputado Federal João Ananias e Inácio Carvalho representando o Deputado Federal Chico Lopes. Participaram ainda os presidentes do PT, Eduardo Piloto; Presidente do PCB, Flaviano Rodrigues; Presidente do PTC, Alexandre Ricardo; além dos Secretários de Governo Carlos Bandeira e Nailton Marques, respectivamente de Infraestrutura e Controle Urbano e Ciência e Tecnologia.

Após a abertura da sessão foi lido um documento em alusão aos 90 anos do PCdoB que, mesmo com todas as dificuldades vividas ao longo dos anos, permaneceu um partido focado no socialismo e empoderamento da nação e do povo brasileiro.

O Vereador Raimundo Travassos (PMDB), destacou a participação do PCdoB na história brasileira, dando enfoque principal à Guerrilha do Araguaia e à Coluna Prestes, no qual Maracanaú teve participação através do ex-militar Tenente Mário Lima, que foi vereador pelo PCdoB de Maranguape representando o então distrito de Maracanaú.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Macêdo (PV) e Capitão Martins (PDT) que destacaram não só os 90 anos do PCdoB como também sua história em favor do povo e da nação.

O Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR,) fez menção honrosa ao Senador Inácio Arruda, destacando que foram colegas de bancada estadual e federal. Segundo ele seu contato com o PCdoB foi uma experiência proveitosa, de grande aprendizado através da convivência com lideranças políticas do PCdoB. Roberto Pessoa relembrou que quando foi Deputado Estadual votou a favor da Lei da Meia Passagem, proposta apresentada por Inácio Arruda. Mesmo seu pai sendo empresário no setor de transporte coletivo, entendeu que a população era que sairia ganhando.

O gestor ressaltou ainda o empenho dos comunistas na gestão pública onde afirmou ter recebido um presente do PCdoB na indicação de Ieda Castro para Secretaria de Assistência Social e Cidadania – considerada uma das melhores Secretarias de seu governo – além de outras lideranças em ascensão como Andrerson Rafael, presidente do Conselho Municipal de Habitação. Segundo Pessoa, o PCdoB tem sido um aliado na sua gestão e no desenvolvimento de Maracanaú.

O Deputado Federal João Ananias destacou a luta do PCdoB em defesa da classe trabalhadora brasileira e da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O ato foi uma iniciativa do Presidente da Câmara, Francisco Antônio Ferreira Silva (PCdoB), conhecido como Chico Barbeiro, que também é o presidente do PCdoB no Município. Entre os homenageados estavam o sindicalista Nonato César, presidente de honra do PCdoB em Maracanaú.

Durante a solenidade, o Comitê Municipal do PCdoB em Maracanaú homenageou Nonato César por sua dedicação e militância. O comunista presidiu o Partido no município, por 16 anos. Nonato falou da importância do PCdoB na sua vida, traduzida em lutas nos movimentos socias. O homenageado também destacou a parceria da sua esposa, Mazé, que também ajudou a construir o PCdoB de Maracanaú.

Fonte: Comitê Municipal do PCdoB em Maracanaú e Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB)

Matéria atualizada às 11h50 do dia 26/03