Lisboa denuncia na ALE-AM caos na saúde em Fonte Boa

Na tribuna, o deputado estadual Wilson Lisboa (PCdoB) denunciou a má gestão dos recursos da saúde que tem atingindo o município de Fonte Boa, distante a 880 quilômetros de Manaus.

“Esse denúncia chegou aos e-mails de todos os deputados desta Casa. Segundo os funcionários faltam remédios, luvas, máscaras e leitos na Unidade Mista de Fonte Boa. Isso é inadmissível.”

Para o parlamentar é responsabilidade da Câmara de Vereadores do Município fiscalizar o uso dos recursos destinados à saúde. Mas como os vereadores daquela Casa não se manifestaram, é dever do poder legislativo cobrar e chamar atenção para o que está acontecendo.

“Fonte Boa é um dos oitos municípios que tem gestão plena de saúde. Todo mês são repassados R$ 300 mil reais. O recurso é suficiente para manutenção da Unidade, assistência básica, média e de alta complexidade. É dinheiro suficiente para não faltar luvas e nem qualquer outro tipo de equipamento” ponderou Lisboa.

O deputado afirmou ainda que a verba disponibilizada é gerenciada de forma irregular e consequentemente compromete a saúde pública daquele município.

“A pior assistência durante todos esses anos é neste mandato. O recurso ainda existe, o que está faltando é os vereadores tomarem pra se a responsabilidade. E cobrar de seus gestores a aplicação devida, para que tenha saúde de qualidade no município” disse Lisboa.

VEJA A DENÚNCIA ENVIADA AOS DEPUTADOS

A SAÚDE NA UTI
Funcionários da Unidade Mista de Fonte Boa denunciam o grande descaso vivido por pacientes e funcionários na área da saúde

POR: Equipe do Portal

Depois do caos na educação e na infra-estrutura do Município agora chegou à vez da saúde.

Segundo funcionários a falta de remédios, luvas, máscaras e leitos completamente deteriorados, são algumas situações deste quadro.

Nossa equipe em visita ao hospital flagrou o constrangimento de pacientes que estão sendo transportados em um carro apropriado para consultas odontológicas já que todas as ambulâncias estavam paralisadas com problemas de manutenção.

Ainda segundo os funcionários a falta de oxigênio é frequente no hospital, colocando em risco a vida de pessoas que precisam do mesmo para tratamento, "geralmente falta oxigênio no hospital, e temos que emprestar de um frigorífico para que as pessoas não corram risco de morte" relatou um servidor.

Nossa equipe entrevistou o gerente do Frigorífico Pescador para checar a veracidade da informação e segundo Samuel Franco o Frigorífico sempre empresta oxigênio ao hospital. "Já emprestei oxigênio e luvas várias vezes ao hospital. Faltar oxigênio em um hospital é um absurdo, mas, a população não pode pagar pela irresponsabilidade e má intenção de alguns, tento ajudar como posso para que ninguém pague por esse absurdo com a vida." Declarou.

Outro fato interessante que chamou nossa atenção foi à falta de uma ambulância (picape S10) que não estava na garagem entre os carros com problemas. De acordo com alguns funcionários a mesma encontra-se na garagem de uma oficina mecânica onde teria sido possivelmente trocada com um mecânico por pagamento de dívidas. Nossa equipe foi até a garagem e constatou que a ambulância está no local descaracterizada. Segundo alguns vizinhos da oficina o carro já está lá há muito tempo e está sendo utilizada.

FONTE: PORTAL FONTE BOA