Sem categoria

Grupo Parlamentar quer maior aproximação entre Brasil e China

As semelhanças entre o Brasil e China e o papel que as duas nações vem desempenhando na redefinição do quadro geo-político do mundo foram destacados nos discursos da solenidade de reinstalação do Grupo Parlamentar Brasil-China nesta quarta-feira (21), na Câmara dos Deputados.  

Grupo Parlamentar quer maior aproximação entre Brasil e China - Agência Câmara

O novo presidente do grupo, deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI), disse que uma de suas prioridades é estreitar as relações entre os dois países. O embaixador da China no Brasil, Li Jin Zhang, falando em mandarim, disse que o seu propósito é o mesmo.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a quem Osmar Júnior substitui na direção do grupo, participou da solenidade. Ele disse que “para além das relações dinâmicas de comércio entre os dois países, o que já explicaria a existência do Grupo Parlamentar, o Brasil e a China têm uma missão mais generosa e duradoura. As experiências humanas e civilizatórias dos dois países – um milenar o outro jovem, mas com histórico de tolerância – podem ajudar à humanidade na busca pela paz, desenvolvimento e equilíbrio social”.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Luciana Santos (PE), também falou sobre “a importância da aproximação cada vez maior entre os dois países que estão desempenhando importante papel para fazer frente à crise econômica que nasceu no berço do capitalismo”.

Os discursos de Osmar Júnior e Li Jin Zhang coincidiram na manifestação do desejo de estreitar a aproximação entre os dois países. O embaixador chinês citou, como primeira atividade a ser desenvolvida, a comemoração dos 200 anos da imigração chinesa para o Brasil. A fala dos dois recebeu a concordância do embaixador brasileiro para assuntos da Ásia, Francisco Mauro Brasil de Holanda, que manifestou disposição de apoiá-los em suas iniciativas.

De Brasília
Márcia Xavier